Com a chegada da Classe X, a Mercedes-Benz recebe um reforço importante na família de veículos da gama de veículos comerciais ligeiros, com um modelo que consegue misturar, na perfeição, a robustez e capacidades de um veículo profissional com o conforto e qualidades que habitualmente encontra num veículo ligeiro de passageiros da Mercedes-Benz.
É certo que não podemos fugir à génese desta pick-up, mas convém não esquecer todo o trabalho realizado pelos engenheiros da Daimler em conseguir alterar o suficiente para garantir ao Classe X a personalidade de um verdadeiro Mercedes-Benz. Originalmente baseado na Nissan Navara, a referência do mercado de pick-ups mundial, tanto em história como em capacidades (até então a única com suspensão traseira independente), a Mercedes-Benz pegou nesta base e personalizou-a, quase na totalidade.
É por esta razão que, observando de frente ou de perfil, será praticamente impossível encontrar semelhanças entre esta X e a Navara. Aliás, se lhe acontecer como a nós, que tivermos em diversas ocasiões uma autêntica “frota” de X, olhando de repente para o espelho retrovisor, ficará com a impressão de estar a ser perseguido pelo impressionante Mercedes-Benz GLS. Atrás o resultado não é tão atraente e tão bem conseguido quanto a frente, mas a explicação é simples, pois pretende-se facilitar o acesso ao compartimento de carga, que garante uma capacidade máxima de 1,1 toneladas, e tem espaço suficiente para comportar uma Euro Palete (2141 m2 de área total de carga).
Disponível em exclusivo em formato de cabine dupla, ou seja, com cinco lugares, este modelo está disponível em três versões distintas, a versão Pure de entrada de gama, a versão Progressive e a versão Power, a mais recheada de equipamento. Assim sendo, não é de estranhar a existência de uma grelha de duas lamelas, habitualmente encontrada nos modelos mais potentes de cada gama, ou os opcionais faróis inteligentes em LED, farolins em LED, podendo adicionar diversos acessórios oficiais, como barras de estilo, cobertura enrolável, cobertura rígida e cabine rígida.
No interior encontrará um misto de materiais de tacto agradável e suave, como tejadilho em bege e preto, volante multifunções de três braços, tablier com zona superior em pele sintética com pespontos, três tipos de acabamentos interiores (como madeira) e bancos que podem ser em tecido e em diversos tipos de pele. Igualmente presente está o sistema de ar condicionado automático de duas zonas Thermotronic, pacote de estacionamento com câmara de 360º (para facilitar manobras), sistema de infoentretenimento Comand Online com navegação 3D e sistema de arranque sem chave (Keyless Go), entre outros.
Em termos de tecnologias, além do obrigatório assistente de arranque em subida, o Classe X incluí um eficaz sistema ESP com assistente Trailer Stability, leitor de sinais de trânsito, sistema de travagem activo, assistente de manutenção de faixa de rodagem (que permite ultrapassagens usando a manete do pisca), sistema de monitorização de pressão de pneus, 7 airbags e sistema de chamada de emergência Mercedes-Benz.
Para quem pretenda tirar partido das excelentes capacidades de todo o terreno desta pick-up, estão presentes soluções como o sistema DSR (Downhill Speed Regulation), sistema de tracção 4MATIC permanente e comutável, bloqueio de diferencial traseiro, caixa com redutoras, sistema de tracção eléctrica, ao qual se juntam valências como 600 mm de profundidade de submersão, 221 mm de distância ao solo, 22º de ângulo ventral, 30.1º de ângulo de ataque e 49.8º de inclinação lateral máxima e 100% de capacidade máxima de subida, ou seja, consegue subir em planos com inclinação de 45º.
Para comprovarmos todas estas capacidades, a Mercedes-Benz Portugal colocou-nos à disposição um modelo para testarmos, num percurso programado pelos mesmos, que incluía partida da zona das instalações da Mercedes-Benz Portugal, na Abrunheira (Sintra), paragem na Serra do Socorro, na Nazaré e, por fim, num circuito de todo-o-terreno criado na zona de São Martinho do Porto. O percurso criado permitiu circular em auto-estrada e estradas nacionais, bem como alguns percursos em terra batida e, por fim, em situações extremas no circuito de TT, tendo sido notório o elevadíssimo conforto a bordo, como se estivéssemos a bordo de um SUV, e não de uma pick-up.
Falta referir as motorizações disponíveis para o Classe X, como o bloco de 2,3 litros turbo diesel, de origem Aliança Renault-Nissan, capaz de debitar 163 cavalos e 403 Nm para a versão X 220d, e 190 cv e 450 Nm para a versão X 250d. Ambos os modelos estão disponíveis com caixa manual de 6 velocidades, ou no caso do X 250d uma caixa automática de 7 velocidades. Disponível só em 2018 estará a versão X 350d de topo, composta pela motorização 3.0 V6 diesel de 258 cv e 550 Nm de binário, estando a mesma equipada com caixa automática 7G-Tronic Plus.
A nível de preços, a nova Mercedes-Benz Classe X está disponível a partir de 30.965 euros para a versão X 220d, 37.972 euros para a versão X 220d 4Matic, 33.445 euros para o X 250d e 38.762 euros para o X 250d 4Matic. As diferenças entre as versões disponíveis variam entre os 1700 euros para passar do Pure ao Progressive, aos 5700 euros para a versão Power. Por se tratar de um veículo comercial, todos estes preços aqui reproduzidos são sem a taxa de IVA em vigor (23%).
Modelo | Versão | Potência | Preço (c/ IVA) |
X 220d | Pure | 163 cv | €30.965 (€38.087) |
X 220d 4MATIC | Pure | 163 cv | €37.972 (€46.705) |
X 220d 4MATIC | Progressive | 163 cv | €39.672 (€48.796) |
X 220d 4MATIC | Power | 163 cv | €43.672 (€53.716) |
X 250d | Progressive | 190 cv | €33.445 (€41.137) |
X 250d 4MATIC | Pure | 190 cv | €38.762 (€47.677) |
X 250d 4MATIC | Progressive | 190 cv | €40.462 (€49.768) |
X 250d 4MATIC | Power | 190 cv | €44.462 (€54.688) |