Depois de um ano de 2018 recheado de sucesso, tanto na Europa como em Portugal, tendo a Lexus crescido neste último 23,6%, 2019 promete manter o ritmo de crescimento através de novos lançamentos, entre os quais destacamos estes dois, que deram já entrada no mercado nacional. Estamos a falar na renovação do coupé premium RC 300h, e a substituição da conhecida berlina executiva GS pela nova ES 300h, que embora seja uma novidade no mercado europeu, tem no seu currículo o estatuto de berlina híbrida mais vendida do Mundo.
O Lexus ES conta já com três décadas de sucesso a nível global, tendo agora chegado à sua sétima geração, altura perfeita para se aventurar no mais exigente mercado global, devido às inúmeras questões fiscais e ambientais que entraram em vigor recentemente. Recorrendo à nova plataforma modular GA-K, o novo Lexus ES irá ocupar a posição do actual GS como berlina premium de segmento médio, baseando-se no luxo, equipamento e tecnologias já estreadas pela berlina de topo LS, que será aliado a uma condução mais envolvente.
Com um objectivo ambicioso, o Lexus ES oferece mais espaço interior, graças à colocação dos eixos mais para as extremidades, garantindo assim um crescimento significativo na distância entre eixos (50 mm), bem como na largura (45 mm), face ao ES anterior. Recorrendo a um visual mais próximo de um coupé, o novo ES é ainda mais imponente quando utilizado o nível de equipamento F Sport, com as elegantes jantes de 19 polegadas, similares às utilizadas no belíssimo coupé LC.
No interior o destaque recaí numa ergonomia mais cuidada, que a Lexus designa como “Posto de Comando”, que implica que todo o habitáculo esteja centrado no condutor, com todos os comandos a serem de fácil acesso para o mesmo. Por ser inspirado na berlina LS, é de esperar uma melhoria significativa nos materiais usados e da montagem dos mesmos, bem como nos equipamentos utilizados, como o excepcional sistema de som Mark Levinson PurePlay de 17 altifalantes.
Em termos mecânicos, o chassis em foi reforçado com aços de elevada rigidez, que aumentaram significativamente a rigidez torsional do novo Lexus ES ao mesmo tempo que reduz o peso total da carroçaria, tendo a suspensão traseira recebido um sistema multibraços mais avançado, garantindo um melhor comportamento dinâmico. Em termos de motorização, o ES 300h estreia um novo motor 2.5 litros a gasolina de quatro cilindros, que segundo a Lexus oferece uma eficiência térmica de 41%.
Este motor de combustão funciona em connjunto com um motor eléctrico mais leve, compacto e mais potente, oferecendo uma potência total de 218 cavalos. Este sistema, que trabalha em conjunto com um novo transeixo e nova bateria de hidretos metálicos de níquel, garante médias de consumo de combustível de 5,3 l/100 km, segundo o novo ciclo de consumos WLTP, o que corresponde a 119 g/km de emissões de CO2. A nível de preços, o novo Lexus ES 300h está disponível em Portugal a partir dos €61.317 para a versão ES 300h Business.
Já o Lexus RC 300h recebe ligeiras actualizações estilísticas baseadas no elegante Lexus LC, através da adopção de elementos como novas ópticas LED com faróis principais triplos e luz de presença em forma de L combinam na perfeição com o redesenhado para-choques. No interior destaque para os novos acabamentos de qualidade superior, bancos desportivos redesenhados e iluminação ambiente, que passa a ser reflectida para cima e a ajustar-se automaticamente tendo em conta as condições de condução.
Já a nível de equipamentos, destaque para o sistema de som de alto desempenho da Mark Levinson Surround com 17 altifalantes e 835 Watts, bem como actualização de todos os sistemas de assistência à condução. Mantendo-se fiel à conhecida motorização 2.5 de quatro cilindros híbrida, que debita 223 cavalos de potência combinada, esta garante apenas 5,9 l/100 km de consumo combinado, e 131,7 g/km de emissões de CO2, segundo norma WLTP. O novo Lexus RC 300h está disponível desde €55.818 para a versão RC 300h Executive.