O novo Mazda 3 é primeiro modelo de uma nova geração de veículos baseados nos protótipos Vision Coupé e RX-Vision. Na conferência de imprensa, realizada na Penha Longa durante a apresentação europeia, Kota Beppu, responsável do programa “all new Mazda3”, explicou que existiram quatro aspectos essênciais no desenvolvimento: o design, a inovação, a segurança e centricidade no cliente.
O Mazda3 tem como base o design KODO, uma estética que elimina os elementos desnecessários para trazer um modelo com linhas elegantes e modernas, uma grelha frontal mais próxima do chão e faróis adaptive LED que oferecem melhor visibilidade nas diversas situações de condução. Ao nível do interior, a redução de elementos é também visível com um tablier mais simples e centrado no condutor em relação ao seu antecessor.
O banco do condutor foi redesenhado para oferecer maior conforto e adapta-se à curvatura natural da coluna, provocando menos fadiga mesmo em longos períodos de condução. Outra das novidades é a regulação em profundidade da coluna de direcção que foi aumentada em 70 mm, o que permite ter uma posição de condução melhorada, algo que foi possível confirmar durante os testes dinâmicos em estrada.
O HUD (Head-Up Display) é agora de série em todos as versões do Mazda3, e o ecrã central de 8,8 polegadas possui funcionalidade split-screen, graças à nova versão do Mazda Connect, sendo este regulado por comandos numa consola central mais intuitiva. A maior capacidade de processamento e a optimização do software permitiu reduzir para metade o tempo de arranque do sistema, tendo este um melhor reconhecimento de voz, sistema de navegação completamente renovado e suporte para as plataformas Apple CarPlay e Android Auto.
A qualidade do som no habitáculo foi também uma das preocupações da Mazda que optou por um layout de série de 8 altifalantes com woofers (para baixas frequências) em cada um dos lados do topo do tablier, tweeters (para altas frequências) de 2,5 cm nas inserções inferiores das portas e squawkers (para frequências médias) de 8 cm nas secções superiores das portas dianteiras e traseiras. O sistema não tem furações nas portas, o que oferece melhor insonorização e como opção, há a possibilidade de ter um sistema da Bose com 12 altifalantes, que adiciona um altifalante central de 8 cm, um par de altifalantes satélite traseiros e um subwoofer.
Os novos Mazda vão estar disponíveis em oito cores para o Sedan e nove cores para a versão Hatchback, que inclui a nova cor Polymetal Grey, que combina flocos de alumínio brilhantes e pigmentos opacos para uma tonalidade que muda em função da luz. A segurança foi também um dos aspectos em destaque na apresentação no novo Mazda com as novas funcionalidades de segurança activa ‘Driver Monitoring’, ‘Front Cross Traffic Alert’ (FCTA) e ‘Cruising & Traffic Support (CTS)’.
No primeiro caso, o sistema possui uma câmara de infravermelhos para verificar se o condutor esta acordado, se está prestes a adormecer ou antecipa uma possível colisão com o veículo da frente e activa um alerta sonoro. Já o FCTA detecta a aproximação de outros veículos nos ângulos mortos e alerta o condutor da sua presença e o CTS é um sistema de auxílio à condução que assiste o funcionamento do acelerador, pedal dos travões e direcção, por exemplos em situações de trânsito para manter a distância adequada do veículo da frente.
Ao nível de motorizações, o Mazda 3 tem, para já, duas versões, uma diesel e outra a gasolina. De acordo com a Mazda, o diesel Skyactiv-D 1.8 de 116 CV presente é o mesmo estreado no recém renovado Mazda CX-3, apresentando um consumo médio de combustível de 4,8 l/100 km com emissões de CO2 de 130 g/km. O motor a gasolina Skyactiv-G 2.0 de 122 CV recorre ao novo sistema Mazda Mild Hybrid (semi-híbrido), que utiliza uma bateria de iões de lítio de 600 kJ para auxiliar o motor de combustão nos momentos de maior exigência, permitindo assim atingir consumos de 6,0 l/100 km, e emissões de CO2 de 136 g/km.
Esta motorização incluí ainda um sistema de desactivação de cilindros que alterna o funcionamento entre 4 e 2 cilindros em situações de baixa carga do motor, o que reduz o consumo de combustível. Disponível em ambos os casos estão as duas opções de transmissão: caixa manual de seis velocidades Skyactiv-MT e caixa automática de seis velocidades Skyactiv-Drive.
O novo Mazda 3 vai ter ainda duas versões de equipamento, a Evolve e a Excellence, mas, no mercado nacional, o Sedan com motor Skyactiv-D 1.8 apenas estará disponível na versão Evolve. Com preços a partir de €26.410 (gasolina) e €30.305 (diesel), o Hatchback já está disponível no mercado nacional, enquanto o Sedan só será comercializado em Junho com preços a partir de €26.442 (gasolina) e € 30.307 (diesel).