Lançado originalmente em 2015, o Mercedes-Benz GLC acaba de receber o seu primeiro facelift, situação essa que permitiu actualizar diversos parâmetros que permitiram acrescentar um visual ainda mais distinto, novas soluções de conectividade, informação e entretenimento, bem como diversas soluções tecnológicas que permitirão melhorar as já de si excelentes capacidades de condução, tanto dentro como fora de estrada, ao mesmo tempo que melhora a segurança dos seus ocupantes.
À semelhança das restantes apresentações nacionais organizadas pela Mercedes-Benz Portugal, desta vez rumámos para a zona de Monforte, próximo da fronteira entre o Norte e Sul Alentejo, isto não sem antes termos assistido a uma breve apresentação focada nas principais novidades introduzidas no novo GLC, disponibilizadas tanto para a versão SUV tradicional, como a versão Coupé, ambas já disponíveis na rede de concessionários da Mercedes-Benz em Portugal.
Externamente as novidades estão essencialmente relacionadas com o redesenho dos pára-choques, tanto frontal como traseiro, nova grelha, novas ópticas LED com design completamente redesenhado, novo portfólio de jantes (11 novas jantes para o SUV e 9 para o Coupé) e nova pintura da carroçaria, o Cinzento Graphite. Se no desenho dos pára-choques as mudanças são mais subtis, o mesmo não se pode dizer das ópticas, especialmente os farolins, que têm agora um efeito de luz oval, em vez do tradicional feixe de luz LED do modelo original. Também à frente as ópticas receberam um novo desenho, especialmente no feixe da luz diurna, que cobre agora quase a totalidade da óptica.
No interior as novidades são, visualmente, mais subtis, mas com alterações profundas no funcionamento, muito por culpa da implementação do novo sistema de infoentretenimento derivado da solução já apresentada no Classe A, CLA e B, o sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience). Este sistema permite que a sua utilização seja efectuada através do toque, granças à utilização de um ecrã táctil (de 7 e 10.25 polegadas), dos comandos do volante, do novo touchpad na controla central (em vez do anterior comando rotativo), bem como por voz, utilizando o assistente pessoal integrado, que é activado sempre que disser “Olá Mercedes”.
Onde assistimos a uma evolução mais significativa foi na oferta de motorizações, com a introdução de novos motores diesel e a gasolina mais potentes e eficientes. Ambas as versões passam a usar o novo motor diesel OM654 de quatro cilindros e dois litros, com 163 cavalos de potência na versão 200d, 194 cavalos na 220d e 245 cv na versão 300d. Já a versão 400d utilizará o bloco OM656 de três litros e seis cilindros em linha com 330 cavalos de potência. Nas motorizações a gasolina encontrará o novo M264 de dois litros e quatro cilindros com 198 cavalos na versão 200 e 258 cavalos na versão 300.
Mais tarde serão introduzidas as motorizações híbridas Plug-In, estando prevista a chegada da versão 300e a gasolina já em Janeiro do próximo ano, e a versão diesel 300de para o mês de Junho de 2020. Relativamente às versões AMG, as versões 4.0 V8 Biturbo de topo AMG 63 e 63 S, permanecem inalteradas, com 476 e 510 cavalos de potência, respectivamente, tendo apenas a versão AMG 43 (3.0 V6 Biturbo) recebido alterações, que permitiram elevar a potência dos anteriores 367 para 390 cavalos.
Durante esta apresentação, foram disponibilizadas as duas versões SUV e Coupé, com as motorizações 200d, 220d e 300d, esta última associada ao eficaz sistema de tracção às quatro rodas 4MATIC, esta última a escolha óbvia tendo em conta os percursos agendados, desde as instalações da Mercedes-Benz Portugal na Abrulheira, Sintra, até à belíssima Herdade da Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte. Aqui fomos surpreendidos com um agradável almoço em formato de pic-nic, e com a entrega de um kit vindima, fundamental para que todos os convidados pudessem recolher os cachos de uvas das vinhas, com os mais corajosos a experimentarem posteriormente o processo de pisa e prova de mostos.
O dia seguinte foi reservado para a experiência Off-Road, junto à barragem do Caia, que devido à forte seca que se tem sentido na região, apresentava um nível de água bastante abaixo do habitual. Esta situação, porém, permitiu a realização de percursos fora de estrada que, de outra forma, seriam impossíveis de realizar, tendo sido fundamental a utilização do eficaz sistema de tracção às quatro rodas 4MATIC, que neste caso estava associada à motorização 300d de 245 cavalos. Desde aí a caravana de Mercedes-Benz GLC rumou até Monsaraz para um excepcional almoço tradicional alentejano no Restaurante Sabores de Monsaraz, regressando de seguida até à base, para a entrega das viaturas e fim das actividades. Recordo que os novos Mercedes-Benz GLC, tanto na versão SUV como Coupé, já estão disponíveis, com preços que começam nos €58.950 e €59.950, respectivamente.
Versão SUV | Motorização | Preço |
GLC 200d | 2.0 Turbo Diesel 163 cv | €58.950 |
GLC 200 | 2.0 Turbo 198 cv | €60.450 |
GLC 200d 4MATIC | 2.0 Turbo Diesel 163 cv | €61.450 |
GLC 200 4MATIC | 2.0 Turbo 198 cv | €62.850 |
GLC 220d | 2.0 Turbo Diesel 194 cv | €61.100 |
GLC 220d 4MATIC | 2.0 Turbo Diesel 194 cv | €64.100 |
GLC 300d 4MATIC | 2.0 Turbo Diesel 245 cv | €66.850 |
GLC 300 4MATIC | 2.0 Turbo 258 cv | €66.000 |
GLC 400d 4MATIC | 3.0 Turbo Diesel 330 cv | €84.350 |
AMG GLC 43 4MATIC | 3.0 V6 BiTurbo 390 cv | €92.750 |
AMG GLC 63 4MATIC | 4.0 V8 BiTurbo 476 cv | €128.250 |
AMG GLC 63s 4MATIC | 4.0 V8 BiTurbo 510 cv | €136.250 |
Versão Coupé | Motorização | Preço |
GLC 200d | 2.0 Turbo Diesel 163 cv | €59.950 |
GLC 200 | 2.0 Turbo 198 cv | €61.950 |
GLC 200d 4MATIC | 2.0 Turbo Diesel 163 cv | €63.100 |
GLC 200 4MATIC | 2.0 Turbo 198 cv | €64.450 |
GLC 220d 4MATIC | 2.0 Turbo Diesel 194 cv | €65.500 |
GLC 300d 4MATIC | 2.0 Turbo Diesel 245 cv | €68.450 |
GLC 300 4MATIC | 2.0 Turbo 258 cv | €67.700 |
GLC 400d 4MATIC | 3.0 Turbo Diesel 330 cv | €86.000 |
AMG GLC 43 4MATIC | 3.0 V6 BiTurbo 390 cv | €94.400 |
AMG GLC 63 4MATIC | 4.0 V8 BiTurbo 476 cv | €130.450 |
AMG GLC 63s 4MATIC | 4.0 V8 BiTurbo 510 cv | €138.200 |