Audi estreia motorização diesel “mild hybrid” nos modelos S6 Limousine, S6 Avant e S7 Sportback
Com os novos modelos desportivos S6 Limousine, S6 Avant e S7 Sportback, a Audi estreia, pela primeira vez, uma motorização diesel acoplada a um compressor eléctrico e um sistema “mild hybrid” (MHEV) de 48 volts. Baseando-se no motor 3.0 V6 TDI, este recebe um compressor eléctrico, que tem a particularidade de não depender dos gases de escape, permitindo assim actuar a qualquer momento, garantindo uma pressão no colector de admissão até 2.4 bares, o que permite movimentar até 1100 kg de ar por hora.
Graças a este compressor, que é alimentado por um sistema eléctrico de 48 volts, o motor 3.0 V6 TDI destes modelos oferece uma potência de 349 cv, e 700 Nm de binário máximo, disponível entre as 2.500 e as 3.100 rpm, que garantem um poder de aceleração que permite atingir os 100 km/h em apenas 5,0 segundos (5,1s no S6 Avant e S7 Sportback). Este motor é auxiliado por uma transmissão automática tiptronic de oito velocidades, estando esta associada a um eficaz sistema de tracção permanente quattro, com um diferencial autoblocante central, que distribui o binário pelos dois eixos na proporção 60:40.
O compressor eléctrico é, conforme foi dito, alimentado por um sistema MHEV de 48 volts, que recorre a um gerador e uma bateria de iões de lítio de 10 Ah de capacidade, estando a mesma instalada debaixo do piso da bagageira. O gerador, por sua vez, está ligado à cambota do motor, aproveitando as desacelerações para recuperar até 8 kW (11cv) de energia, alimentando assim a bateria. Este sistema MHEV permite a activação da função start & stop quando baixar dos 22 km/h, sendo ainda possível circular durante 40 segundos em modo “roda livre”, com o motor de combustão desligado.
Embora tudo isto seja impressionante, estamos a falar em modelos “S”, ou seja, foram feitos para quem gosta de tirar prazer da sua condução. Como tal, a Audi aplicou uma direcção progressiva de série, sendo possível optar-se pelo sistema de eixo traseiro direccional com controlo dinâmico de direcção. A suspensão desportiva S, instalada de série, foi aplicada com controlo de amortecimento, tendo permitido reduzir a altura ao solo em 20mm na gama S6, e 10 mm no S7 Sportback. Tudo isto pode ser regulado através do Audi Drive Select.
Já no interior, os novos S6, S6 Avant e S7 Sportback contam com bancos desportivos de série, devidamente personalizados, tal como inúmeros outros elementos, como a alavanca selectora na consola central, sendo possível optar-se pelos pacotes opcionais de couro e inserções decorativas. Destaque para o painel de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit e sistema de infoentretenimento de topo MMI Navegação Plus, com MMI Touch Response, disponíveis de série. Igualmente de série está o excelente sistema de som Bang & Olufsen Premium, de 15 canais e 16 altifalantes, embora seja possível optar-se pela versão Bang & Olufsen Advanced, de 19 canais, que distribui um total de 1820 watts por todo o veículo.
Quanto a disponibilidade, os três modelos já estão disponíveis na rede oficial de concessionários Audi em Portugal, com preços que começam nos €109.010 para o Audi S6 Limousine, €111.920 para o Audi S6 Avant e €116.510 para o Audi S7 Sportback.