Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Sony revela protótipo de veículo eléctrico no CES 2020 em Las Vegas

Foi durante o Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, que a Sony surpreendeu tudo e todos durante o tradicional Keynote. O gigante nipónico aproveitou o momento, naquela que é a maior feira de tecnologias do Mundo, para revelar, logo após o anuncio do logótipo da sua consola de jogos de nova geração, a PlayStation 5, um protótipo de um veículo eléctrico, que servirá de montra tecnológica para outros fabricantes.

Designado de Vision-S, este protótipo pretende demonstrar como a tecnologia Sony é a solução para futuras soluções de mobilidade, focando-se em pilares como a segurança, entretenimento e adaptabilidade. Começando pela segurança, o protótipo Vision-S recorre aquilo que a Sony designa de “Safety Cocoon”, que recorre a um total de 33 tipos de sensores para monitorizar tudo o que se passa à volta do veículo (monitorização de 360 graus), bem como no interior. Ao todo, a Sony aplicou no Vision-S 7 sensores de imagem CMOS IMX390, 4 sensores de imagem CMOS IMX424 e um sensor ToF (Time-of-Flight) de detecção no habitáculo, para identificar e reconhecer pessoas e objectos no interior do automóvel.

Foram igualmente aplicados três sensores LiDAR de estado sólido, para que o sistema de condução autónoma consiga obter uma percepção exacta tridimensional dos espaço onde se encontra a viatura, e 12 sensores ultrasónicos e 5 sensores do tipo radar. Toda esta tecnologia combinada permitirá criar uma solução completa capaz de efectuar manobras de estacionamento totalmente autónomas, bem como de condução mais segura, mesmo em situações irregulares, como alteração de faixas e faixas temporárias em locais com obras a decorrer. Segundo a Sony, toda esta tecnologia garante uma condução autónoma de nível 2+, estando o hardware preparado para, através de actualizações de software, garantir uma condução autónoma de nível 4.

No interior o destaque vai para três dos pilares de maior sucesso do universo Sony, o software de entretenimento, a tecnologia dos ecrãs e o áudio de alta fidelidade. Começando pelo audio, todos os bancos conta com colunas estéreo integradas, ao qual se juntam os restantes 25 altifalantes, geridos por um poderoso DSP (processador de sinal digital), que tira partido da nova tecnologia Sony 360 Reality Audio. Em termos de ecrãs, o Vision-S vem equipado com um gigantesco ecrã panorâmico, composto por três ecrãs panorâmicos e dois ecrãs adicionais nas extremidades, ecrãs esses que servem para reproduzir a imagem captada pelas câmaras aplicadas nos espelhos retrovisores externos.

Tudo isto será gerido por software que estará integrado nas plataformas de entretenimento Sony, com constante actualização através de uma ligação 5G, por forma a aceder à Cloud IA (inteligência artificial) da Sony. Através das referidas câmaras ToF, o sistema identificará o condutor, adaptando assim a interface dos ecrãs, a climatização, as músicas reproduzidas, determinar quais as rotas pré-definidas tendo em conta os destinos habituais e ajustar o modo de condução do veículo.

E, por se falar em estilo de condução, o Vision-S utiliza uma plataforma desenvolvida em conjunto com a Magna Steyr, estando esta preparada para ser aplicada em todo o tipo de veículos, como berlinas, coupés, SUVs e monovolumes. Não foram revelados detalhes sobre o sistema de locomoção eléctrica, apenas que o mesmo utilizará baterias de última geração de alta densidade. Embora seja meramente uma montra tecnológica, será que a Sony permitirá conduzir o Vision-S no próximo Gran Turismo?