O novo Mazda MX-30, o primeiro veículo totalmente eléctrico do fabricante japonês, já começou a ser produzido em série na fábrica de Ujina nº1, em Hiroshima. Este versátil SUV oferece características muito distintas à dos restantes modelos da marca, embora se mantenha fiel à filosofia de design Kodo, sem esquecer soluções utilizadas num passado recente, como as portas freestyle, que abdicam do pilar central.
Criado especificamente tendo em conta as características dos utilizadores europeus, que procura cada vez mais veículos com uma elevada consciência ambiental, o novo MX-30 conta com diversos materiais mais amigos do ambiente, como cortiça portuguesa e forras das portas concebidas com fibras obtidas a partir da reciclagem de garrafas de plástico.
Porém, o que se destaca neste novo modelo é no facto de ser o primeiro modelo totalmente eléctrico da Mazda, ao recorrer ao novo bloco e-SkyActiv, de 107 kW (145 cavalos) de potência e 265 Nm de binário máximo. Este motor é alimentado a partir de uma bateria de iões de lítio de 35,5 kWh, o que garante ao MX-30 uma autonomia aproximada de 200 km, segundo as normas WLTP.
Esta capacidade é inferior à dos mais recentes modelos eléctricos existentes no mercado, mas a Mazda acredita que esta reduzida capacidade é a que fará mais sentido, por reduzir drasticamente as emissões de CO2, não só no fabrico da mesma, como na utilização do MX-30, já que uma bateria menor implica menor peso transportável. Também permite um carregamento DC mais rápido, com 80% da carga em 40 minutos.
O novo Mazda MX-30 chegará ao mercado nacional durante o Outono com quatro níveis de equipamento, no qual se incluí a First Edition, para celebrar a fase de lançamento do modelo. Para já, poderá começar a criar a sua configuração, através de uma página criada para o efeito (aqui), com preços que irão variar entre os €34.535 e os €39.755.