Secções

Notícias

Ensaios

Fotografia

Fotografia da Semana… Mês… Ano… Ferrari 250 GTO!

Como eu gostava que isto fosse o regresso de uma das nossas mais apreciadas rubricas regulares, a Fotografia da Semana, sempre com imagens captadas pelo nosso amigo e parceiro João Meneses. Infelizmente a vida dá voltas, e foi isso mesmo levou a que o nosso amigo João a ter que emigrar para o Reino Unido. Mas isso não o impediu de manter viva a paixão pelos automóveis, bem pelo contrário…

E em parte, essa paixão vai-se mantendo viva não só por trabalhar próximo de Woking, junto ao Centro de Tecnologia da McLaren, como pelo espírito e paixão dos britânicos pelos automóveis, razão pelo qual o João conseguiu captar estas fenomenais imagens de um dos 39 Ferrari 250 GTO produzidos até hoje a circular normalmente nas ruas Londrinas.

Este modelo tem uma história particularmente interessante, por ter sido o segundo 250 GTO a ser produzido pela Ferrari, por ter sido o primeiro modelo a competir numa prova, em 1962, tendo chegado a ficar em primeiro lugar, na sua classe, nas 12 horas de Sebring.

Este modelo foi recentemente restaurado e pintado nas cores originaisna prestigiada Joe Macari, estando mesmo guardado numa garagem que incluí como “companheiros” modelos como um Porsche 917k que pode circular na estrada, Porsche 918 Spyder, um Ferrari LaFerrari, um Ferrari Monza SP2, um Maserati MC12, um McLaren P1, F1, F1 GTR e um F1 GTR LM.

Este modelo tem ainda a particularidade de ter custado, ao seu anterior proprietário, 2700 dólares em 1968, valor esse que equivaleria hoje a pouco mais de 20 mil dólares. Uma verdadeira “pechincha”, se tivermos em conta que os últimos Ferrari 250 GTO vendidos rondaram os 40 milhões de dólares.