Secções

Notícias

Ensaios

Aviões

Lufthansa retira Airbus A380 do Hub de Frankfurt

Depois da devastadora notícia (para os entusiastas da aviação) de que a Air France não voltaria a usar os 9 Airbus A380 da sua frota, foi a vez de a Lufthansa afirmar que também já não iria voltar a usar as aeronaves que já se encontram parados no aeroporto de Teruel, em Espanha, ao qual se juntou, na semana passada, mais uma.

Segundo informações dadas à publicação alemã Aero.de, a Lufthansa já retirou todos os Airbus A380 que estavam alocados ao Hub de Frankfurt, mas mantém as restantes 7 aeronaves no Hub de Munique, embora estes permaneçam parados no solo até que a procura por rotas mais rentáveis regressem a níveis que justifiquem a reactivação destes gigantes do céu.

Segundo os responsáveis da Lufthansa, manter estas aeronaves em dois hubs distintos revelou ser um processo bastante ineficiente, tanto logisticamente como economicamente. Porém, se tivermos em conta que a actual situação de crise na indústria dificilmente melhorará nos próximos 2 a 3 anos, o A380 deverá ser uma das últimas aeronaves que a companhia aérea alemã irá reactivar.

Como se o futuro do A380 não estivesse já caótico, a Emirates, depois da indicação de que irá retirar 46 aeronaves da sua frota, surgiram rumores que a companhia aérea do Dubai está em negociações com a Airbus para cancelar as últimas entregas dos seus A380 encomendados. Através destas negociações, a Emirates pretende receber apenas três das oito unidades encomendadas, cancelando assim as restantes.