A quarta geração do Audi A3 acaba de chegar a Portugal, numa fase iniciar na sua versão Sportback, repetindo assim a filosofia dos seus antecessores. Lançado originalmente em 1996, o Audi A3 continua a ser um modelo muito importante para a Audi, tendo sido já vendidos mais de 5 milhões de unidades em todo o mundo, nas quais mais de 51 mil em Portugal. Com a última geração, lançada em 2013, o Audi A3 foi responsável por mais de 25% do total de vendas de unidades da Audi em território nacional.
Com resultados tão animadores quanto estes, é perfeitamente natural que os responsáveis da marca de Ingolstadt se sentisse pressionados no desenvolvimento desta nova geração mas, ao que tudo indica, essa pressão resultou na criação de um automóvel que se pretende manter-se como uma referência do segmento, tanto em termos de inovação, como de tecnologia e de prazer de condução.
Começando pelo design, o novo A3 Sportback mantém as proporções compactas associadas ao design desportivo, sendo o novo modelo marcado pelo visual mais atlético, graças às vias mais largas e no perfil lateral com cintura contínua. A frente continua dominada pela grelha Singleframe, com dimensões ainda maiores, e com a estrutura em formato de favo a acentuar o carácter dinâmico deste modelo.
As ópticas, agora com um efeito rasgado, são totalmente em LED de série, estando presente os faróis Matrix LED enquanto solução de topo, sendo esta composta por uma matriz de elementos de LED num arranjo de três por cinco. Esta solução oferece não só uma assinatura luminosa mais marcante, como uma maior precisão na iluminação da estrada à noite, mesmo em curva, dispensando assim a utilização de mecanismos de articulação.
Apesar de ligeiramente mais comprido e mais largo 3cm (em ambos) que o seu antecessor, a altura e distância mantiveram-se inalteradas. A bagageira aumentou ligeiramente, passando agora a disponibilizar 380 litros, que podem ser ampliados até aos 1200 litros, com o rebatimento do banco traseiro. A porta da bagageira pode ser eléctrica, e accionada através de um sensor de movimentos, colocado por baixo do pára-choques traseiro.
Se por fora o novo A3 parece algo conservador, ao diferenciar-se pouco do seu antecessor, por dentro a situação muda de figura. O novo A3 tem um interior claramente mais futurista e progressivo, destacando-se o tablier orientado para o condutor, que pode receber o painel de instrumentos digital de 10.25 polegadas. Em termos de conectividade, destaque para o sistema de infoentretneimento MMI com ecrã táctil de 10.1 polegadas, estando este totalmente embutido no tablier, em vez da anterior solução de ecrã flutuante.
Este sistema é baseado na nova plataforma MIB3, que oferece reconhecimento de caligrafia e comandos por voz em linguagem natural. Possui ainda funções avançadas de conectividade e navegação com informações em tempo real, através do sistema Audi Connect. Este pode ser associado a um sistema de som Bang & Olufsen 3D Premium, com 15 altifalantes de 680W de potência.
Este sistema tem ainda a particularidade de, ao longo de 2020, passar a suportar as plataformas Android Auto e Apple CarPlay, sem precisar de usar um cabo USB. Falta referir que o revestimento dos bancos do novo A3 são 86% constituídos por materiais reciclados, sendo grande parte desse proveniente de cerca de 45 garrafas de plástico (PET) de água de 1,5 litros, devidamente processadas.
Por fim temos as motorizações, com o novo Audi A3 Sportback virá, numa fase iniciar, equipado com duas motorizações a gasolina, o 30 TFSI, equipado com um 1.0 TFSI com 110 cavalos de potência (30 TFSI), associado a uma caixa manual de 6 velocidades, e o 35 TFSI S tronic, composto por um 1.5 TFSI de 150 cavalos de potência. Este motor destaca-se por vir equipado apenas com a transmissão S tronic de 7 velocidades, fundamental para trabalhar em conjunto com o sistema MHEV (Mild Hybrid) de 48v.
Já as motorizações diesel, embora duas, são compostas pelo mesmo bloco de dois litros e quatro cilindros (2.0 TDI), embora com potências distintas. O modelo base é o 30 TDI, com 116 cavalos de potência, e o 35 TDI com 150 cavalos, estando também estes diferenciados pela oferta em termos de transmissão, caixa manual de seis velocidades para a versão 30 TDI, e S tronic de 7 velocidades para o 35 TDI. Mais para o final do ano será lançada uma versão PHEV (Plug-In), e em 2021 chegarão as versões desportivas S3 e RS3.
Versão | Motor | Potência (cv) | CO2 (g/km) | Preço |
Motores a gasolina | ||||
30 TFSI Base | 1.0 TFSI | 110 | 124 | €28.631,76 |
30 TFSI Advanced | 1.0 TFSI | 110 | 127 | €29.943,12 |
30 TFSI S line | 1.0 TFSI | 110 | 126 | €31.065,38 |
35 TFSI Base | 1.5 TFSI | 150 | 128 | €34.628,46 |
35 TFSI Advanced | 1.5 TFSI | 150 | 132 | €35.938,72 |
35 TFSI S line | 1.5 TFSI | 150 | 131 | €37.062,85 |
Motores Diesel | ||||
30 TDI Base | 2.0 TDI | 116 | 111 | €32.557,04 |
30 TDI Advanced | 2.0 TDI | 116 | 114 | €33.914,35 |
30 TDI S line | 2.0 TDI | 116 | 113 | €35.021,27 |
35 TDI Base | 2.0 TDI | 150 | 119 | €40.869,83 |
35 TDI Advanced | 2.0 TDI | 150 | 123 | €42.484,99 |
35 TDI S line | 2.0 TDI | 150 | 121 | €43.467,02 |