Secções

Notícias

Ensaios

Especial

A pensar fazer férias em Espanha? Dicas e Recomendações depois da reabertura

Durante três meses e meio portugueses e espanhóis voltaram ao passado. Aquilo que o Acordo de Schengen abriu, a pandemia de Covid-19 fechou atirando os dois povos ibéricos para dentro das suas respectivas fronteiras. A população raiana foi a primeira a sofrer com os apertados controlos fronteiriços que se levantaram, mas não foi a única. Os milhares de portugueses que faziam do país vizinho zona preferencial para escapadelas de fim-de-semana ou férias viram-se impossibilitados de o concretizar por um vírus que parece não querer dar tréguas.

No passado dia 1 de Julho, contudo, algo mudou. Para alívio económico de muitos e deleite estival de outros tantos, as fronteiras entre Portugal e Espanha foram oficialmente reabertas numa cerimónia em que estiveram presentes os mais altos dignitários dos dois estados.

Quem se dirigir ao país vizinho por terra não estará sujeito a qualquer controlo e as regras de protecção pessoal serão, grosso modo, as mesmas (distanciamento social, lavagem das mãos, uso de máscara) que a DGS estabeleceu para Portugal. Contudo, há que ter em conta que Espanha é constituída por 17 regiões autónomas que têm legitimidade para acrescentar “disposições extra”. De igual modo, deve prestar particular atenção às questões relacionadas com os seguros de viagem (cancelamentos podem acontecer a qualquer momento) e com a cobertura do seguro de saúde que contratualizar.

Fazer férias no país vizinho passou a ser possível, mas lembre-se que o novo coronavírus ainda circula. Por isso, caso esteja a pensar em fazer de Espanha a sua “casa” nestas férias há recomendações que deve observar e dicas que poderá levar em conta para que a tranquilidade seja marca de água do seu descanso.

Dicas e Recomendações para quem quer fazer férias em Espanha

  • Agende a sua consulta do viajante, de preferência para 4 a 6 semanas antes de viajar. Se estiver a menos de 4 semanas da partida, não faz mal, marque à mesma – a consulta do viajante online tem a mais-valia de não ter que se deslocar fisicamente, pode fazê-la em qualquer lado.
  • Se não tem um plano de viagem delineado, faça pelo menos um esboço dos sítios onde provavelmente irá passar. Aponte os contactos de emergência, bem como as moradas das embaixadas ou consulados.
  • Antes de se deslocar a Espanha, obtenha o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD). Informe-se nos serviços de Segurança Social ou no seu subsistema de saúde. O CESD é um documento individual que assegura a prestação de cuidados de saúde que se tornem clinicamente necessários durante a estadia no território de outro Estado-Membro da União Europeia.
  • Caso pretenda passar férias nas regiões autónomas da Catalunha, da Extremadura ou das Ilhas Baleares (Palma de Maiorca) terá de utilizar máscara em espaços públicos ao ar livre, para além da obrigatoriedade do seu uso em espaços fechados.
  • Quem pretende viajar de avião até Espanha, deve ter em conta que o itinerário pode ser abruptamente alterado devido à suspensão / alteração dos meios de transporte, actividades ou mesmo dos alojamentos.
  • Os viajantes poderão ser submetidos a controlos sanitários, como medição de temperatura, observação de estado de saúde e inquérito, à chegada aos aeroportos de Espanha, sendo também requerido o preenchimento do documento PLC (Passenger Location Card).

Pode encontrar todas as recomendações do Ministério da Saúde espanhol para viajantes aqui: https://www.mscbs.gob.es/profesionales/saludPublica/ccayes/alertasActual/nCov-China/documentos/Infografia_viaje_ESP.pdf

  • Tão importante como a forma como viajamos é o local onde ficaremos acomodados. De modo a uniformizar parâmetros de higiene e segurança na Hotelaria e Restauração, o World Travel and Tourism Council (WTTC) implementou o “Safe Travels”, primeiro selo de garantia mundial para as empresas do turismo.

Se, antes de marcar a viagem, tem dúvidas em relação ao cumprimento das regras de higiene e segurança nestes sectores, deve procurar escolher estabelecimentos que tenham obtido este selo. Assim, terá a garantia de que terá ao seu dispor um local que cumpre com todas as disposições sanitárias consagradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

  • Viagens reservadas através dos sites de reservas “baratos” podem significar que não terá direito a reembolso, dado as compras aqui, muitas vezes, não estarem cobertas por um seguro/políticas de cancelamento. Nestas situações, tente reaver o valor junto das companhias de seguro de viagem, ou através do seguro do cartão de crédito com que fizer a compra.
  • Se em caso de seguros de viagem já vimos que deve tomar uma atenção especial, no caso dos seguros de saúde os cuidados devem ser triplicados. Normalmente, não estará coberto pelo seguro. Contudo, algumas seguradoras abrem uma excepção quando estão em questão doenças graves como cancro ou doenças altamente contagiosas, mas cada apólice e caso são únicos.

Para além dos seguros tradicionais, existem seguros de viagem e saúde que podem ser contratualizados aquando da aquisição de cartões de crédito. Se é detentor, ou pensa contratualizar, um cartão de crédito para financiar a sua viagem, saiba que o Unibanco é uma excelente aposta para quem viaja e precisa de um seguro. Os cartões de crédito Unibanco têm a possibilidade de associar um serviço complementar – o Pack Unibanco Unique – que lhe permite colocar todas as viagens pagas com cartão de crédito com seguro activo, ao invés de ter a necessidade de contratualizar seguros de viagem isolados (mais caros) sempre que quiser viajar.

A esta poupança, os cartões de crédito Unibanco juntam, ainda, a oferta de cashback (devolução) que permitirá ao cliente receber até 200€ de volta nas compras realizadas durante os primeiros 12 meses e usufruir de uma série de vantagens, entre as quais 20 a 50 dias de crédito sem juros, anuidades gratuitas e descontos na compra de bens e serviços.

Para além destas vantagens, o Unibanco passou a permitir que os seus clientes contratualizem um cartão de crédito sem anuidade/crédito pessoal online através do seu website, dispensando a necessidade de recorrer ao papel e de se deslocar a um balcão físico. No caso de a opção recair sobre um empréstimo, saiba que o Unibanco disponibiliza um crédito pessoal rápido, sem comissões de abertura e sem necessidade de mudar de banco.

  • Caso tenha sintomas (febre igual ou superior a 38ºC, tosse ou dificuldades respiratórias) ou tenha estado em contacto com alguém doente contacte imediatamente o número de serviço de saúde espanhol (061 ou 112) e a sua seguradora. Caso o contágio tenha sido positivo, deve contactar de imediato a Embaixada ou Consulado português – estas informações devem ser agrupadas antes do início da sua viagem e podem ser encontradas no site do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Todos os centros de atenção primária e todas as unidades hospitalares, podem ser consultados através da página do Ministério da Saúde espanhol: http://www.msssi.gob.es/ciudadanos/centros.do.

As farmácias de serviço em todo o território espanhol podem ser consultadas através da página do Conselho Geral dos Farmacêuticos de Espanha: www.portalfarma.com/ciudadanos/farmaciasdeguardia.

-Se nos 14 dias após regressar tiver tosse, dificuldade em respirar ou febre igual ou superior a 38ºC deve ligar para a linha Saúde24 (tlf: 808 24 24 24).