O Grupo Air France-KLM iniciou as negociações, tanto com a Airbus como com a Boeing, para a sua maior compra de aeronaves novas de sempre, para um total de 160 aeronaves. Esta encomenda terá como objectivo renovar e expandir a frota da KLM e Transavia, em rotas de curta e média distância.
Tendo em conta as rotas em questão, estão a ser equacionadas apenas aeronaves de um só corredor (single aisle), como o Boeing 737 Max e o Airbus A320neo, embora não tenha sido excluída a hipótese de aquisição dos novos Airbus A220, aeronave que a Air France deverá começar a receber já em Setembro, provenientes de uma encomenda de 60 aeronaves efectuada no final de 2019.
Tendo em conta que a Air France tem por hábito lidar com aeronaves Airbus, e a KLM aeronaves da Boeing, o mais provável é que para a frota da KLM, a escolha vá recair para os novos 737 Max, uma vez que as equipas de bordo e de terra já estão devidamente qualificadas para este tipo de aeronave.
Já no caso da Transavia, tendo em conta que esta companhia está dividida em duas, a variante francesa e a variante holandesa, o mais certo é que esta última receba aeronaves Boeing 737 Max, e a variante francesa os Airbus A320neo, uma vez que poderão assim tirar partido das certificações de todo o pessoal e equipamentos técnicos da Air France, que tem mais de 100 aeronaves da família A320.