Secções

Notícias

Ensaios

AviõesNotícias

Qatar Airways com lucros recorde de 1.477 mil milhões de euros

Numa altura em que a maioria das companhias aéreas só agora começa a recuperar da crise provocada pela pandemia, a Qatar Airways revela os resultados do exercício financeiro de 2021-2022, com um lucro recorde de 1.540 mil milhões de dólares, o equivalente a 1.477 mil milhões de euros.

Este resultado representa um valor de 200% superior ao seu maior lucro anual de sempre, e o mais alto em 25 anos, sendo não só “um recorde para a Qatar Airways Group, mas também um recorde entre todas as outras companhias aéreas que publicaram os seus resultados financeiros para este ano fiscal em todo o mundo”, segundo avançam os responsáveis da companhia aérea, em comunicado de imprensa.

Este resultado corresponde a um aumento de 78% face ao mesmo período no ano passado, e de 2% face ao último exercício financeiro completo antes da crise da pandemia, 2019-2020, tendo as receitas de passageiros aumentado 210% em relação ao ano anterior, devido ao aumento de 218% do número de passageiros (18.5 milhões), face ao período homólogo.

Já a Qatar Airways Cargo registou um aumento das receitas de 25%, fruto do aumento da capacidade de carga transportada, que tem registado um aumento anual de 25%, tendo sido transportados mais de 3 milhões de toneladas de carga durante o exercício financeiro, o que corresponde a 8% da quota de mercado global.

Apesar das dificuldades causadas pela pandemia, a Qatar Airways tem crescido de forma sustentada, estando actualmente presente em mais de 150 destinos, tendo aberto novas rotas para destinos como Abidjã na Costa do Marfim, Lusaka na Zâmbia, Harare no Zimbabwe; Almati no Cazaquistãotan, Cano e Porto Harcourt na Nigéria, tendo igualmente retomado todos os voos nos principais mercados europeus, africanos, asiáticos e do médio oriente.

Com o início do Mundial de Futebol FIFA World Cup Qatar 2022, que decorrerá entre 21 de Novembro e 18 de Dezembro, a Qatar Airways espera assim aumentar, de forma significativa, o número de passageiros transportados. Esta situação levou a companhia aérea do Golfo a criar pacotes especiais para quem pretende seguir os jogos da sua seleção nacional, que incluem voos, alojamento e bilhetes para os jogos desejados.