Secções

Notícias

Ensaios

Aviões

Novo Airbus A321XLR realiza o seu voo inaugural com sucesso

Conforme planeado, a Airbus realizou, com sucesso, o voo experimentar do novo Airbus A321XLR. Esse voo, realizado com a aeronave MSN 11000, decorreu no aeroporto de Finkenwerder, em Hamburgo (Alemanha), tendo durado aproximadamente 4 horas e 35 minutos.

Durante o voo, foram efectuados diversos testes e monitorizado os comportamentos de elementos como os controlos da aeronave, dos motores e dos restantes sistemas, tanto em alta como em baixa altitude. A bordo da aeronave seguia uma equipa de cinco tripulantes, os pilotos de testes Thierry Diez, Gabriel Diaz de Villegas, e os engenheiros de voo Frank Hohmeister, Mehdi Zeddoun e Philippe Pupin.

Esta aeronave (MSN 11000) foi a mesma que realizou anteriormente os primeiros testes de certificação, como o teste de Hand-over a 3 de Junho, arranque do motor a 6 de Junho, testes de alta potência do motor e inicio de taxi em pista a 8 de Junho e descolagem abortada em alta velocidade a 13 de Junho.

O Airbus A321XLR representa o próximo passo de evolução da família de aeronaves A320, pois embora utilize a mesma configuração de asas e motores de última geração que o Airbus A321LR, utilizado por companhias como a TAP Air Portugal, recebeu tanques de combustível adicionais e um trem de aterragem reforçado, para comportar o aumento do peso máximo permitido.

Com um alcance máximo de 4700 milhas náuticas (8700 km), o novo A321XLR conseguirá voos anteriormente impensáveis para aeronaves de um só corredor, como Miami a Londres, Londres a Istambul, Nova Iorque a Roma e Sidney a Kuala Lumpur.

Tudo isto com a vantagem de consumir menos 30% de combustível (por passageiro) que aeronaves similares de gerações anteriores, bem como uma redução significativa nas emissões de NOx, e no ruído gerado. O novo Airbus A321XLR já recebeu mais de 500 encomendas de 20 companhias aéreas, estando prevista a entrega das primeiras unidades já para 2023, para a companhia Libanesa Middle East Airlines.