A 90ª edição da mítica corrida de 24 Horas de Le Mans decorreu este fim-de-semana, com a vitória geral a ser conquistada pelo Toyota GR010 Hybrid com o número 8, que era conduzido por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryō Hirakawa.
Porém, e embora tenham partido da Pole Position, grande parte da corrida foi liderada pelo Toyota número 7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López, que à 17ª hora tiveram que ir à Boxe fazer um reset do sistema eléctrico, que tinha deixado de funcionar.
Imediatamente atrás dos Toyotas ficaram os dois Glickenhaus 007 LMH, tendo o carro número 709 de Ryan Briscoe, Richard Westbrook e Franck Mailleux, ficado a cinco voltas dos dois Toyota, o suficiente para conquistar a última posição do pódio desta histórica prova de resistência.
Na categoria seguinte, a competitiva LMP2, a vitória teve as cores nacionais, com o piloto António Felix da Costa a terminar em primeiro lugar da categoria, e quinto na geral, em conjunto com os pilotos Roberto Gonzalez e William Steven, ao volante do Oreca #38 da JOTA.
A segunda posição coube ao Oreca #9 da Prema Orlen Team, conduzido por Robert Kubica, Louis Deletraz e Lorenzo Colombo, tendo o pódio fechado com o Oreca #28 da JOTA, conduzido por Oliver Rasmussen, Edward Jones e Jonathan Aberdein.
Na classe GTE-Pro tudo parecia correr na perfeição para os dois Covertte C8.R da Corvette Racing, mas a segunda metade da prova acabou por demonstrar o quão exigentes são as corridas de 24 horas. O Corvette C8.R #63 abandonou a 8h do fim devido a um problema mecânico na suspensão traseira, mas foi o erro do Oreca #83 da AF Corse, com o piloto François Perrodo, quem ditou o fim do Corvette C8.R #64, ao empurrar este para as barreiras na recta Mulsanne, durante uma tentativa de ultrapassagem falhada.
Esta situação abriu caminho para uma épica batalha entre o Porsche 911 RSR #91 de Gianmaria Bruni, Richard Lietz e Frédéric Makowiecki, e os Ferrari 488 GTE Evo #51 de James Calado, Alessandro Pier Guidi e Daniel Serra e o Ferrari #52, de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Davide Rigon. O vencedor foi o Porsche #91, por uma margem mínima de 42,68 segundos.
Por fim, na categoria GTE AM, a vitória também teve as cores nacionais, com o estreante Henrique Chaves a subir ao primeiro lugar do pódio, juntamente com os companheiros de equipa, Ben Keating e Marco Sorensen, que partilharam entre si o Aston Martin Vantage AMR #33 da TF Sport.
O pódio finalizou com a presença de Julien Andlauer, Cooper MacNeil e Thomas Merrill, que estiveram ao volante do Porsche 911 RSR da Weathertech Racing, e Paul Dalla Lana, David Pittard e Nicki Thiim, que estiveram aos comandos do Aston Martin Vantage AMR #49 da Northwest AMR.
Hypercar
Posição | Veículo (nº) | Pilotos | Equipa | Número de voltas |
---|---|---|---|---|
1 | 8 | Buemi, Hartley, Hirakawa | Toyota | 380 |
2 | 7 | Conway, Kobayashi, Lopez | Toyota | 380 |
3 | 709 | Briscoe, Westbrook, Mailleux | Glickenhaus | 375 |
LMP2
Posição | Veículo (nº) | Pilotos | Equipa | Número de voltas |
---|---|---|---|---|
1 | 38 | Gonzalez, Felix Da Costa, Stevens | Jota | 369 |
2 | 9 | Kubica, Deletraz, Colombo | Prema | 369 |
3 | 28 | Rasmussen, Jones, Aberdein | Jota | 368 |
LM GTE Pro
Posição | Veículo (nº) | Pilotos | Equipa | Número de voltas |
---|---|---|---|---|
1 | 91 | Bruni, Lietz, Makowiecki | Porsche | 350 |
2 | 51 | Pier Guidi, Calado, Serra | Ferrari | 350 |
3 | 52 | Molina, Fuoco, Rigon | Ferrari | 349 |
LM GTE Am
Posição | Veículo (nº) | Pilotos | Equipa | Número de voltas |
---|---|---|---|---|
1 | 33 | Sorensen, Keating, Chaves | Aston Martin | 343 |
2 | 79 | Macneil, Andlauer, Merrili | Porsche | 343 |
3 | 98 | Dalla Lana, Pittard, Thiim | Aston Martin | 342 |