Secções

Notícias

Ensaios

Motor+ Lab

Os melhores acessórios e equipamentos para o seu carro

Carro_1Axel Antas-Bergkvist/Unsplash

No que toca a comprar carros usados em Portugal, existem múltiplas plataformas de classificados automóveis por onde escolher (como o PiscaPisca, por exemplo), com um vasto leque de opções adequadas ao orçamento de cada família. Contudo, uma vez encontrada a viatura perfeita, como se melhora a experiência de condução para torná-la verdadeiramente única?

A resposta está neste artigo, através do qual exploraremos os melhores acessórios e equipamentos para o seu carro, de modo a conferir às suas viagens mais segurança, conforto e prazer.

Equipamentos de segurança essenciais

Não há que enganar – esta é efetivamente a principal prioridade a ter em conta na compra de um carro usado, para poder ter a certeza de que o seu futuro veículo respeita os mais altos padrões de segurança. Eis alguns dos equipamentos e acessórios a considerar neste âmbito:

· Advanced Driver Assistance Systems (ADAS)

Os sistemas avançados de assistência à condução, como dizemos em português, incluem funcionalidades como cruise control adaptativo (manutenção da velocidade consoante as circunstâncias da via), lane-keeping assist (assistência à manutenção na faixa de rodagem) e sensores de colisão dianteiros.

Tratam-se de equipamentos que ajudam a minimizar o risco de acidente e que transformam a condução numa experiência bastante mais segura.

· Câmara de tablier

É um equipamento que grava tudo o que acontece na estrada enquanto conduz e que constitui um importantíssimo meio de prova em casos de sinistralidade rodoviária.

· Tire Pressure Monitoring System (TPMS)

O sistema de monitorização da pressão dos pneus (traduzido para a nossa língua) alerta-o sempre que os pneus do seu automóvel tiverem pouco ar, evitando, desta forma, furos ou rebentamentos por sobreaquecimento, a par de consumos de combustível desnecessariamente exagerados.

Acessórios de conforto e conveniência obrigatórios

Melhore exponencialmente a sua experiência de condução com estas ferramentas:

· Capas e almofadas para assentos

Atualize o interior do seu carro através destes apetrechos, não só para proteger os bancos do mesmo, mas também para fornecer suporte lombar adicional em viagens mais longas.

· Suportes para smartphones

Ter um destes instalado no seu para-brisas ou tablier permite-lhe utilizar o seu telefone em modo de mãos-livres enquanto efetua ou recebe chamadas, podendo também usar outras funcionalidades como navegação GPS ou ouvir música, não esquecendo nunca que a sua prioridade enquanto se encontra em andamento é dar a máxima atenção ao meio em que circula.

· Organizadores de assento e bagageira

Mantenha o seu automóvel limpo e arrumado com estes organizadores disponíveis nos mais diversos formatos (rede, mochila, gancho, cabide, etc.), para compartimentar os seus pertences em espaços especificamente concebidos para o efeito.

Equipamentos de alta tecnologia para uma experiência de condução única

Mantenha-se ligado e entretido durante as suas viagens com estes sistemas essenciais:

· Sistema de áudio Bluetooth®

Atualize o sistema de áudio do seu automóvel por um dispositivo com tecnologia Bluetooth® que lhe permita reproduzir música e efetuar e receber chamadas em modo de mãos-livres e sem-fios.

· Sistema de navegação GPS

A instalação de um sistema de navegação dedicado baseado em tecnologia GPS fará com que nunca mais se perca no seu caminho, mesmo em zonas em que a cobertura de rede móvel seja diminuta.

· Heads-Up Display (HUD)

Numa tradução livre, o ecrã de aviso (ou visor frontal) projeta em tempo real e no para-brisas (ou num pequeno monitor amovível) dados sobre a sua condução (tais como velocidade ou indicações de navegação) ao nível dos seus olhos, para que os mantenha sempre na estrada.

Como comprar um carro usado com os melhores equipamentos

Se está neste momento a procurar carros usados, tenha à mão as seguintes dicas, para assegurar-se de que opta pelo veículo com as funcionalidades mais adequadas às suas necessidades:

· Efetue uma pesquisa e defina prioridades

Comece por investigar diferentes marcas, modelos e respetivos apetrechamentos, posteriormente determinando que equipamentos de segurança, acessórios de conforto e funcionalidades tecnológicas são mais importantes para si, de modo a priorizá-las na sua procura.

· Faça uma inspeção minuciosa ao veículo

Antes de concluir a sua compra, certifique-se de que todos os acessórios e equipamentos da viatura encontram-se em condições operacionais. Se possível, faça-se acompanhar de um mecânico de confiança para assisti-lo na sua avaliação do automóvel a adquirir.

· Negoceie a oferta e procure aconselhamento especializado

Não tema regatear o preço final com base nos acessórios e equipamentos instalados na viatura. Se for necessário, solicite a opinião de peritos no mercado automóvel que possam aconselhá-lo a escolher o carro mais indicado para si com os melhores equipamentos dentro do seu orçamento.

Em conclusão

Ao priorizar aspetos como segurança, conforto e a mais recente tecnologia traduzida nos melhores acessórios e equipamentos para o seu automóvel, o seu carro passa a ser verdadeiramente seu.

Desfrute e… boas viagens!