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O SUV C10 e o utilitário T03 são os trunfos da Leapmotor em Portugal: o que podemos esperar desta marca chinesa?

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A marca chinesa Leapmotor chegou oficialmente a Portugal (isto tinha sido anunciado em Maio de 2024) com a promessa de oferecer um equilíbrio entre «inovação, qualidade e preços competitivos»: para isso conta com dois modelos, o SUV C10 e o citadino T03.

Com apenas dez anos de existência, a fabricante já se posicionou como a segunda maior marca de veículos eléctricos (EV) da China e, agora, conta com o apoio da Stellantis para a sua expansão europeia.

Numa conferência de imprensa que aconteceu hoje na zona do Guincho (Cascais, no restaurante Maré de José Avillez), os responsáveis ibéricos da Leapmotor e os nacionais da Stellantis apontaram o caminho desta marca para os próximos anos, em Portugal.

O primeiro passo da Leapmotor no País será a comercialização dos modelos T03 e C10: «Temos automóveis de qualidade, bem construídos, espaçosos e a um preço competitivo», garantiu João Câmara, director comercial da marca (foto em baixo), sublinhando que a Leapmotor quer ser uma marca «próxima do cliente, com uma política comercial simples».

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No plano de expansão da marca está a abertura de «catorze pontos de venda até 2026». Para já, a Leapmotor inicia a sua operação nacional com seis concessionários, nas principais cidades: no “mapa” da marca estão, por exemplo, Lisboa, Setúbal e Porto.

As metas da empresa são ambiciosas: «Queremos alcançar o top três das marcas chinesas de BEV [battery electric vehicles] e tornarmo-nos uma referência para os consumidores portugueses», sublinhou João Câmara. A marca quer ainda mostrar que é «diferente» das outras insígnias chinesas que tem chegado a Portugal no último ano e meio, disse Jorge Magalhães, director de comunicação da Stellantis.

Dos dois automóveis, o mais acessível é o T03. Este modelo, um compacto do segmento A, posiciona-se como um «citadino eléctrico de referência», com uma autonomia máxima de 395 km, 265 km em ciclo misto).

Este utilitário mede 3,62 metros de comprimento e oferece um «habitáculo espaçoso para quatro adultos», ressalvou Jorge Magalhães. O T03 tem um tecto panorâmico e «dezasseis compartimentos para arrumação», além de uma bagageira que varia entre 210 e 508 litros, consoante a configuração dos bancos.

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Com 95 cv/70 kWh de potência, e uma bateria de 37,3 kW, o carregamento dos dos 30 aos 80% demora «apenas 35 minutos». Em termos tecnológicos, vem equipado com um painel de instrumentos digital de oito polegadas, um ecrã táctil HD de infoentretenimento de dez e uma app que permite controlar funções como abertura, carregamento e climatização. «Não há outro EV do segmento A com a tecnologia do T03, referiu Jorge Magalhães.

«Temos uma gama muito simples no T03 e apenas é preciso escolher a pintura – branco, prata ou azul. Só há uma versão e todos os equipamentos são de série. É um conteúdo completo sem concessões», destacou o mesmo responsável. O PVP é de 19 600 euros (já com IVA), embora sem despesas de legalização e transporte.

Quem quiser um automóvel mais sólido tem de optar pelo C10: um SUV familiar do segmento D, que chega a Portugal com uma «forte aposta na habitabilidade e no conforto», lembrou João Câmara. Desenvolvido com afinação de chassis específica para a Europa, o C10 destaca-se pelo «interior espaçoso, bancos rebatíveis para maior versatilidade e um tecto panorâmico de 2,1 metros quadrados».

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Entre os destaques de equipamento estão as doze colunas de som, a iluminação ambiente reactiva ao som, bancos em espuma biológica e um motor silencioso com isolamento acústico reforçado», o que faz com que o ruído seja de «apenas 47 dB». A bagageira tem 435 litros, complementada por um compartimento frontal de 32 litros; no tejadilho, podemos colocar carga até 100 kg.

Com 218 cv de potência e uma bateria de 69,9 kWh, o C10 tem uma autonomia de 420 km WLTP e um carregamento rápido que permite «recuperar 210 km em apenas trinta minutos». O modelo conta ainda com 21 sensores e 17 funcionalidades ADAS (assistências à condução), além de um ecrã táctil central de 14,6 polegadas.

O C10 chega ao mercado em duas versões: Style (37 400 euros) e Design (38 900 euros). As diferenças entre ambas residem nos materiais dos estofos e em pequenos detalhes de equipamento, como o volante aquecido e os vidros escurecidos. Há ainda a possibilidade de escolha entre jantes de 18 ou 20 polegadas e diferentes combinações de cores e acabamentos.

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Além dos modelos T03 e C10, a Leapmotor já tem planos para o lançamento de novos automóveis no País, incluindo um SUV eléctrico do segmento C e o C10 REEV, uma versão de autonomia alargada do modelo anunciado hoje pela marca. As informações completas sobre estes dois modelos podem ser encontradas no site oficial da marca em Portugal.

Como esta apresentação teve direito a testes dinâmicos aos dois automóveis, vamos partilhar na MotorMais, durante esta semana, as nossaa primeiras impressões sobre estas duas apostas da marca para o mercado nacional.

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