Secções

Notícias

Ensaios

Especial

Uma “Mokka” tecnológica: o SUV compacto da Opel tem alma de smartphone (a grande tendência)

A Opel já tinha anunciado a chegada do novo Mokka na recta final de 2024 e este SUV compacto começou a ser vendido em Portugal nos primeiros meses deste ano. Esta é a segunda geração deste SUV, lançada em 2021, agora actualizada.

Além das habituais mudanças estéticas que são naturais nos facelift MY (model year), as marcas adicionam sempre novas tecnologias. E a grande tendência passa por dar aos automóveis alma de computador ou, talvez seja mais próximo da realidade, de smartphone.

Isto começa logo pelo processador: no novo Mokka é um Snapdragon, aqui na plataforma ‘Auto/Cockpit’ da Qualcomm. Lembre-se que esta marca é das que mais “alimenta” telemóveis, como os Samsung ou os Xiaomi mais recentes, que vêm com os Snapdragon 8 Elite.

A outra marca de que os automóveis estão transformados em smartphones com rodas (passando o exagero) é a transformação dos sistemas de infoentretenimento. É bastante comum, hoje em dia, vermos modelos cujos ecrãs estão organizados por apps ou widgets, como se fossem um iPhone ou um Android.

©Opel | Mokka Tech
©Opel

O Mokka também segue este caminho: este SUV da Opel «oferece agora, de série, um ecrã táctil a cores de dez polegadas, facilmente facilmente operado através de widgets, tal como um smartphone», sublinha a marca alemã.

Mais há mais: como também já tinha sido anunciado, o Mokka tem ChatGPT incluído no sistema de infoentretenimento, que pode ser lançado com um comando de voz – ‘Hey, Opel’. Este é um paralelismo com o que também acontece no iPhone e no Android, com a Siri ou o Gemini – ‘Hey, Siri’ e ‘Ok, Google’.

A Opel destaca ainda o facto de o Mokka tem uma «nova câmara de visão traseira de 180 graus de alta-definição» e um design dos comandos do «travão de estacionamento eléctrico e de selecção dos modos de condução» iguais aos do Opel Grandland.

O novo Mokka está disponível em três versões: eléctrico, híbrido e gasolina, com preços a partir de 27 114 euros.

Deixe um comentário