Peugeot quer levar o i-Cockpit até ao fundo do mar: o novo projecto da marca francesa é uma cápsula de observação dos oceanos

A Peugeot anunciou uma parceria com o programa Under The Pole (cuja missão é «proteger os oceanos através da ciência»), através do Stellantis Design Studio, para desenvolver um «novo habitat de observação subaquática», a Capsule II. Aqui, os cientistas podem permanecer «vários dias» a estudar a vida marinha e os ecossistemas.
A cápsula actual já permite permanências de «até três dias, com vistas panorâmicas para o fundo do mar» e, segundo a Peugeot, tem algumas limitações. A ideia é usar o feedback dos mergulhadores para melhorar estes pontos.
«Embora a ergonomia do habitat tenha como objetivo maximizar o espaço disponível e proporcionar um ambiente de trabalho eficiente», há ajustes que se podem fazer. É aqui que entra a marca francesa e a sua experiência no desenvolvimento de habitáculos para automóveis, em concreto o conceito i-Cockpit.

A Peugeot vai ajudar a «repensar a organização dos espaços, o conforto dos utilizadores e até a escolha dos materiais interiores», com o objectivo de «criar uma cápsula mais acolhedora, funcional e durável, adaptada às exigências das missões científicas»
Entre as melhorias previstas estão um «novo design do interior, mais ergonómico, a introdução de materiais mais resistentes e confortáveis; e a reformulação dos sistemas técnicos, como a conectividade e os interfaces visuais».

Até ao Verão de 2026, as equipas da Peugeot, do Stellantis Design Studio e do Under The Pole vão «trabalhar em conjunto para definir, validar e construir este novo habitat subaquático». O processo envolve a criação de «maquetes físicas e digitais, bem como fases de engenharia e produção que traduzam as ideias em realidade».