Secções

Notícias

Ensaios

X 10

Kauai EV Premium 49 kWh x 10: as nossas principais ideias sobre o SUV da Hyundai que pisca o olho aos IONIQ

©MotorMais | Hyundai Kauai EV©MotorMais

O novo Hyundai Kauai EV é uma ruptura com o passado. O design aborrecido da geração anterior foi deixado para trás e deu lugar a uma linguagem mais marcante, com elementos inspirados nos modelos IONIQ, como as ópticas traseiras em estilo pixel e uma frente mais limpa e futurista.

No interior, a aproximação ao universo IONIQ é ainda mais evidente: volante, ecrãs e comandos físicos elevam a experiência a um novo patamar, com um bom equilíbrio entre tecnologia, conforto e ergonomia. Estas são as nossas 10 ideias-chave sobre o Hyundai Kauai EV Premium 49 kWh, depois de o termos testado a fundo.

1 – Visual marcante com assinatura pixel

As novas linhas do Kauai destacam-se pelas ópticas traseiras em estilo pixel, partilhadas com os IONIQ 5 e 6. O resultado é um SUV visualmente mais agressivo, com maior presença em estrada e uma linguagem que o afasta do design anónimo da geração anterior.

2 – Interior com ADN IONIQ

O volante e os dois ecrãs de 12,3 polegadas destacam-se no habitáculo, reforçado por pormenores como o selector de mudanças atrás do volante e a coluna de som lateral. Tudo aponta para uma identidade partilhada com os modelos eléctricos mais avançados da Hyundai.

3 – Comandos físicos bem integrados

A Hyundai opta aqui por um “maximalismo funcional”: há uma barra com botões físicos dedicados a funções essenciais do infoentretenimento, como ‘Mapa’, ‘Media’ ou ‘Home’, além de um botão rotativo que facilita a interacção em andamento.

3 – Comandos físicos bem integrados

A Hyundai opta aqui por um “maximalismo funcional”: há uma barra com botões físicos dedicados a funções essenciais do infoentretenimento, como ‘Mapa’, ‘Media’ ou ‘Home’, além de um botão rotativo que facilita a interacção durante a condução.

4 – Climatização com interface separada

O controlo do ar condicionado tem um painel próprio com ecrã monocromático e comandos físicos. A possibilidade de direccionar o ar apenas para o condutor ou sincronizar a climatização demonstra atenção da marca ao detalhe.

5 – Modos de condução com acesso imediato

Um selector rotativo permite alternar entre os modos ‘Eco’, ‘Normal’, ‘Sport’ e ‘Snow’. Cada um activa uma breve animação no painel, embora o impacto visual pudesse ser mais expressivo e informativo.

6 – Painel de instrumentos claro e personalizável

A informação essencial está sempre visível: autonomia, percentagem de bateria, conta-quilómetros e indicador de regeneração. A secção central pode ser personalizada com consumos, bússola ou posição na faixa de rodagem.

7 – Volante funcional com botão personalizável

Os botões estão bem distribuídos: à esquerda, a assistência à condução; à direita, o áudio e as chamadas. O botão “Estrela” pode ser configurado e, no nosso ensaio, foi atribuído ao menu de segurança, para desligar os alertas de velocidade.

8 – Consola central espaçosa e bem equipada

No Kauai, há espaço para tudo: bandeja para o telemóvel (sem carregamento por indução), duas portas USB-C à frente e duas atrás, tomada de 12V, tabuleiro dianteiro para o passageiro, compartimentos de arrumação e suportes de copos retrácteis.

9 – Conforto convincente e espaço bem gerido

Atrás, há espaço para três passageiros e lugar para esticar as pernas. À frente, os bancos em tecido oferecem bom apoio lombar, o que garante um bom nível de conforto em viagens longas.

10 – Autonomia equilibrada e condução eficiente

A bateria de 49 kWh permite 377 km em ciclo combinado e até 512, em cidade – no nosso teste, os consumos ficaram nos 13,3 kWh/100 km. Gostámos especialmente do sistema i-Pedal Max, com regeneração ajustável em quatro níveis, que facilita a condução urbana sem travões.