Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Pagar uma subscrição para ter mais potência: o novo plano da Volkswagen para quem comprar o ID.3

©Volkswagen | ID.3©Volkswagen

A Volkswagen anunciou uma nova modalidade de subscrição, no Reino Unido, destinada a clientes do ID.3 que queiram tirar o máximo partido deste automóvel eléctrico. Desta forma, a marca quer que seja pago um extra para ser dado acesso à potência total do motor.

Segundo a marca alemã, esta opção terá um custo de 16,50 libras por mês (cerca de 19 euros) ou 165 libras por ano (190 euros), sendo também possível pagar 649 libras por uma subscrição vitalícia (quase 750 euros). A subscrição fica associada ao ID.3 de forma permanente e não à conta do condutor.

À BBC, um porta-voz lembrou que este tipo de estratégia é «normal» e que este tipo de oferta permite aos clientes «optar por uma condução mais desportiva em qualquer momento», em vez de «terem de decidir logo à partida por uma versão com preço de aquisição mais elevado».

A verdade é que este tipo de abordagem à venda de um automóvel não é nova, lembra a BBC: por exemplo, a Mercedes lançou, em 2022, nos EUA, um «serviço online de subscrição que permitia aos clientes pagar para tornar os seus automóveis eléctricos mais rápidos. Também a BMW anunciou, no mesmo ano, subscrições para os clientes poderem ligar o aquecimento dos assentos e do volante.

Em Portugal, o ID.3 tem um prçeo a partir dos 38 821 euros, com uma única versão disponível: Pure Urban com bateria de 52 kWh e 170cv. Para já, não há qualqer informação sobre a chegada deste modelo de subscrição ao mercado nacional.