És mesmo tu, Clio? Renault revoluciona o design do seu automóvel mais vendido de sempre

No ano em que se comemoram os 35 anos do lançamento da primeira geração do Clio, a marca francesa revelou o aspecto da mais recente versão deste automóvel, que é o mais vendido de sempre da Renault, com «dezassete milhões de unidades».
Na sua sexta geração, o Clio é alvo da sua maior revolução de design. À frente, este modelo ganha duas grelhas de grandes dimensões e, atrás, as ópticas assumem um formato minimalista: são duplas, pequenas e há duas de cada lado.

«A cada nova geração, o Clio redefine os padrões da sua categoria. Aplicamos a mesma receita nesta sexta geração, melhorando o design, a gama de motorizações e os equipamentos com a chegada do Google a bordo», explica Fabrice Cambolive, CEO da Renault.
Além do design, que acaba por ser um grande corte com as anteriores gerações, há novidades nas motorizações: o novo Clio vem numa versão full hybrid E-Tech de 160 cv, como complemento à oferta eléctrica da marca. Nesta versão, os consumos são de 3,9 l/100 km e será possível circular até «80% do tempo em modo eléctrico em ambiente urbano». A gama inclui ainda versões a gasolina e GPL a partir dos 115 cv.

No interior, o Clio passa a contar com o sistema multimédia OpenR Link com Google integrado, estreando-se no segmento dos utilitários, e com um ecrã duplo OpenR em V – o look and feel é muito semelhante à do Renault 5 E-Tech, pelo que podemos ver nas fotos.
Com chegada prevista aos concessionários portugueses no último trimestre de 2025, o preço do novo Clio ainda não é conhecido.