Ford Performance transforma-se em ‘Ford Racing’: primeiro modelo de produção chega em Janeiro

A Ford anunciou uma reorganização estratégica na sua divisão de competição, com a Ford Performance a dar lugar à nova identidade ‘Ford Racing’. Esta mudança tem como objectivo «reforçar a ligação entre a engenharia aplicada ao automobilismo e os modelos de produção em série, acelerando a transferência de tecnologia das pistas para a estrada».
O primeiro modelo de produção que reflecte esta filosofia será revelado em Janeiro e a estreia oficial desta nova identidade acontece com o Rally Dakar e as 24 Horas de Daytona. Ao longo de 2025, vamos poder ver a Ford Racing na F1, no Campeonato do Mundo de Ralis, nas 24 Horas de Le Mans e nas 12 Horas de Bathurst.
Esta nova divisão será gerida de forma «global e unificada», com as equipas de engenharia, design e aerodinâmica a «colaborar no desenvolvimento de soluções que terão aplicação directa em modelos de estrada», garante a Ford.

Entre os exemplos desta estratégia estão as «influências das exigências da Baja 1000 no desenvolvimento do F-150 Raptor» e a aplicação de «avanços aerodinâmicos» feitos em modelos da marca para as provas de Daytona e Le Mans à «próxima geração do Mustang».
A Ford Racing também terá uma vertente de «experiências imersivas de condução», como escolas de competição e programas como o Bronco Off-Roadeo, «destinados a aproximar os consumidores do desempenho e da engenharia da marca».