Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Ford Bronco vai chegar à Europa, embora em número limitado

Tal como aconteceu com o Ford Mustang que só na sua última geração, lançado em 2015, passou a ser oficialmente vendido na Europa, chegou a vez da Ford internacionalizar um dos seus modelos mais lendários, anteriormente exclusivo para o mercado norte-americano, o SUV 4×4 permanente, Ford Bronco.

Relançado no ano passado nos EUA, este modelo mantém-se fiel, não só ao design inconfundível do modelo original de 1966, como às suas extraordinárias capacidades de condução off-road, capacidades essas que o levaram a receber a alcunha de G.O.A.T. – Goes Over Any Type of Terrain.

Desenvolvido de raiz para ser um modelo de características únicas, o novo Ford Bronco conta com soluções como painéis amovíveis e a aplicação de diversos pontos de montagem integrados para instalação de acessórios, facilitando assim a sua personalização, tendo em conta o condutor, e as actividades do mesmo.

Para garantir as suas aptidões offroad, o Ford Bronco conta com o sistema Terrain Management System, que ajusta diversos parâmetros às condições do piso com os seus diversos modos on-road (Normal, Eco, Sport e Slippery), como off-road (Mud/Ruts, Sand e Baja).

Este modelo pode ser equipado com uma caixa de transferência electrónica de duas velocidades, que permite a sua engrenagem em movimento, ou uma caixa de transferência electromecânica de duas velocidades, com um modo automático, que permite ao sistema alternar facilmente entre tracção às duas rodas e tracção integral.

O bloqueio do diferencial traseiro é de série, estando disponível, enquanto opcional, o bloqueio do diferencial dianteiro, bem como um sistema de desactivação da barra estabilizadora dianteira. Através do pacote Trail Toolbox, é possível tirar partido do sistema Trail Control, uma espécie de cruise control para offroad (até 31 km/h), do Trail Turn Assist, que aplica vectorização de binário através do uso dos travões, para reduzir o raio de viragem em até 40%, entre outras.

Internamente destaca-se o visual robusto que sempre caracterizou o Ford Bronco, tendo sido dada prioridade à integração da tecnologia a uma elevada facilidade de utilização. O sistema de infoentretenimento pode ter um ecrã táctil com até 12 polegadas, compatível com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som B&O Premium com 10 altifalantes e subwoofer, e painel de instrumentos parcialmente digital de 8 polegadas.

Relativamente a motores, a Ford ainda não se pronunciou sobre quais as opções que estarão disponíveis na Europa, mas sabemos que nos EUA, este SUV está disponível com as mtoorizações 2.3 EcoBoost de quatro cilindros e 270 cavalos, 2.7 V6 EcoBoost de 310 cavalos, e a versão 3.0 V6 Biturbo EcoBoost de 406 cv, que será aplicada no futuro Ford Bronco Raptor. As primeiras unidades deverão chegar no final de 2023.