Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

O ‘adeus’ do Golf a gasolina vai ser feito com o motor de 2,5 litros e cinco cilindros do Audi RS3

©Volkswagen | GT R©Volkswagen

As motorizações 100% a gasolina do Golf R têm os dias contados e a última geração deste modelo pode ter um motor de outra marca do Grupo Volkswagen. Segundo informações avançadas por vários sites internacionais, será o bloco de 2,5 litros e cinco cilindros do Audi RS3 a equipar este automóvel da VW.

Esta será uma espécie de versão de “despedida” da motorização pura a gasolina do Golf R, cujo lançamento está agendado para 2027, quando este modelo comemora 25 anos. A versão actual deste modelo tem um motor 2.0 com 333 cavalos, uma caixa DSG de sete velocidades, tracção às quatro rodas e chega aos 250 km/h. Em Portugal, o Golf R é, claro, o modelo mais caro da sua gama: começa nos 65 567 euros

Contudo, o Golf R de 2027 vai ser ainda mais potente, já que o RS3 (86 600 euros) tem 400 cavalos e 500 Nm de binário. Para receber todo este aumento de potência, o modelo da VW deverá ser alvo de várias melhorias, principalmente ao nível da suspensão, dos travões e do chassis, que terá de ser recalibrado.