Kia, Dacia, Renault, FIAT, Mercedes, Citroën e Skoda: estes são os sete finalistas do prémio Carro do Ano 2026

Há uma semana, a organização do Carro do Ano (na Europa) deu a conhecer a lista dos 35 modelos que estavam a ser considerados para entrarem no grupo de sete candidatos ao prémio. Hoje, foram conhecidos estes automóveis.
Os sete finalistas são o Citroën C5 Aircross (estivemos em Palma de Maiorca para conhecer este modelo), Dacia Bigster, FIAT Grande Panda (também já o experimentámos), Kia EV4, Mercedes-Benz CLA, Renault 4 e Škoda Elroq.
Seis dos modelos seleccionados estão disponíveis em versões totalmente eléctricas, enquanto o Bigster será proposto com motorizações a gasolina e híbridas. Além deste SUV da Dacia, o grupo Renault volta a estar entre os finalistas com um modelo revivalista: depois do 5 (que ganhou o troféu de 2025) temos o Renault 4.
Agora, seguem-se os testes em cada país que tem membros do júri para encontrar o vencedor, algo que irá acontecer nas próximas semanas. Por fim, os sete modelos «irão submeter-se a um teste conjunto em Espanha, na pista Parc Motor Castellolí», antes da votação final que determinará o Carro do Ano 2026, explica a organização.
«Pela primeira vez, este teste conjunto será realizado em Espanha, com o objectivo de garantir boas condições meteorológicas e tirar partido do cenário incomparável das estradas que rodeiam o circuito, na zona de Montserrat, perto de Barcelona», justifica a mesma fonte.











