Secções

Notícias

Ensaios

Curiosidades

Será que o N°8 Étoile FWD Long Range conseguia fazer 800 km sem carregar? A marca acredita que sim e tem provas

©DS | N8©DS

A DS Automobiles acredita que sim – aliás, a marca francesa baseia-a num teste prático para chegar a esta conclusão: dois DS N°8 Étoile FWD Long Range fizeram um percurso entre Paris e Bordéus, concretamente de Vélizy a Biscarrosse, sempre por estradas secundárias.

Segundo o Google Maps, a distância entre as duas localizações é de cerca de 670 km, e ao evitar autoestradas (onde a autonomia anunciada do DS Nº8 é de quinhentos quilómetros), pode levar entre dez e onze horas a concluir (imagem em baixo).

No total, a DS garante que este modelo fez 750 km e ainda ficou uma «capacidade residual confortável da bateria» superior a cinquenta quilómetros. Ou seja, de acordo com a marca, o Nº8 «alcançaria uma autonomia teórica superior a oitocentos quilómetros».

©Google Maps | DS8
©Google Maps

O teste teve início no DS Design Studio, em Vélizy, e passou por regiões como Beauce, Sologne, Poitiers, Angoulême e Bordéus, antes de chegar a Les Landes, concretamente a Biscarrosse, na costa do Golfo da Biscaia.

Nesta viagem, as temperaturas «variaram entre doze e dezanove graus e a velocidade média foi de 54 km/h». A DS lembra que este foi um cenário «mais exigente que o do ciclo WLTP, que usa 23 graus e 46,5 km/h». O Nº8 registou, ainda, um «consumo médio de 11,7 kWh/100 km, abaixo dos 12,9 kWh/100 km homologados».

O desempenho obtido reforça a «promessa» da marca de oferecer «mais de quinhentos quilómetros de autonomia em autoestrada». A marca lembra que há tinha feito testes com trajectos entre 450 e 506 km a «velocidades regulamentares» onde este DS «demonstrou a capacidade de cumprir» estas distâncias «sem recarregar».

©DS | N8
©DS

Actualmente, em Portugal, a DS vende dois modelos: o Nº8, cujos preços começam nos 59 mil euros; e o DS Nº4, que conhecemos recentemente no Porto, a partir de 37 550 euros.