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Jaguar Land Rover apresenta gama de motores Ingenium

A Jaguar Land Rover acaba de revelar mais informações técnicas sobre a nova gama de motores Ingenium, de construção modular e que oferece alto desempenho com baixas emissões e um peso mais reduzido de 80kg face aos modelos actuais. Com início da produção agendada para o início de 2015 no novo centro de produção de motores da Jaguar Land Rover, em Wolverhampton, estes serão utilizados por todos os modelos da marca, representando um investimento de 50 milhões de libras no seu desenvolvimento.

Recorrendo a um formato modular composto por blocos em alumínio extremamente robustos e compactos, estes partilham o mesmo diâmetro, curso, distância entre cilindros e cilindrada unitária de 500 cc, permitindo assim criar motores de menor ou maior cilindrada de forma rápida e eficaz, tanto para as versões diesel como a gasolina. Todas as unidades estarão equipadas com turbo compressores eficientes de última geração, injeção direta de combustível a alta pressão, distribuição variável e tecnologia start-stop, e são totalmente compatíveis com qualquer tipo de propulsão (dianteira, traseira e integral) e caixas automáticas ou manuais, bem como a sistemas de propulsão híbrida.

O primeiro motor Ingenium que entrará em produção será o AJ200D, um bloco diesel de dois litros, que terá menos 17% de fricção face ao modelo actual, graças à aplicação de várias soluções inovadoras, como rolamentos de agulhas nas árvores de cames e veios de equlíbio (em vez de superfícies de apoio maquinadas), bombas de óleo variáveis com controlo electrónico (para disponibilizar a quantidade ideal de óleo em todos os regimes, carga de motor e temperatura), bombas de água variáveis com controlo electrónico (para ajustar o fluxo de acordo com a temperatura), sistema de distribuição simplificado e jactos de refrigeração dos pistões com controlo electrónico.

Antes do início da comercialização de um motor Ingenium, a Jaguar Land Rover irá submete-lo ao equivalente a mais de oito anos dos testes, como 72.000 horas de teste em banco de potência e mais de três milhões de quilómetros de testes no terreno para assegurar o seu desempenho e a sua fiabilidade.