Depois de revelarem a nova geração do monovolume compacto de cinco lugares, chegou a vez do fabricante francês revelar a versão de sete lugares, devidamente apelidada como Renault Grand Scénic. Este modelo, que cresce em todas as medidas face à anterior geração, mede agora 4634mm (+75mm) de comprimento, 1660mm (+15mm) de altura e 1865mm (+20mm) de largura, sendo igualmente importante o crescimento na distância entre eixos (+35mm) e entre as vias (+59mm à frente e +44mm atrás).
O design deste modelo recorre ao apresentado no novo Scénic, embora os paineis laterais tenham sido reforçados com um design distinto, tendo a traseira recebido umas luzes verticais com efeito 3D (horizontais no novo Scénic), que estão acesas tanto de dia como de noite. Igualmente disponível estará, como opcional, um tecto panorâmico de vidro fixo, que proporciona uma extraordinária luminosidade interior, graças à abertura sem recurso a uma travessa central.
Para reforçar o visual dinâmico, o Grand Scénic recebe um difusor cinzento situado sobre o painel traseiro, rodas de 20 polegadas de série (inédito no segmento) e oferta de acabamentos bi-tom, em opção ou de série nas versões topo de gama, sendo a cor dos espelhos retrovisores e do montante de pára-brisas em perfeita harmonia com o acabamento do tecto, em preto estrela ou cinzento cassiopeia.
No interior, destaque para os bancos dianteiros, que utilizam uma estrutura similar à do Novo Espace, com regulação eléctrica com oito modos, regulação lombar, função de massagem e aquecimento nas versões de topo. O banco do passageiro dianteiro pode, tal como no Scénic da anterior geração, ser rebatido para a posição de mesa, disponibilizando assim uma superfície útil de 2,85m. Os bancos de segunda fila são deslizantes e rebatíveis de forma independente, sendo os bancos da terceira fila escamoteáveis, beneficiando de uma estrutura também ela idêntica à do Espace.
A consola central corrediça Easy Life, equipamento icónico do Scénic, dispõe de uma capacidade de arrumação de 13 litros, tendo na face dianteira um espaço de arrumação iluminado, fechado por um painel deslizante, com apoio de braço integrado, sob o qual se encontram duas tomadas USB, entrada para cartão SD, tomada jack e uma tomada de 12v. A face traseira tem duas tomadas USB adicionais, uma tomada jack e uma tomada de 12v, bem como um porta-objectos destinado aos passageiros traseiros.
O porta luvas, à semelhança do novo Espace, recorre à gaveta Easy Life, que permite uma capacidade de arrumação de 11,5 litros (mais 3 litros que um porta-luvas tradicional), sendo esta iluminada e refrigerada, trancando-se automaticamente quando o veículo está estacionado. Além desta gaveta e da consola central, o novo Scénic vem equipado com múltiplos espaços de arrumação, com um volume adicional de 38,5 litros, mantendo os quatro compartimentos integrados no piso, como tem sido habitual na gama.
Em termos tecnológicos, o novo Grand Scénic virá equipado com sistema de Travagem Activa de Urgência com detecção de peões, Assistente de Manutenção de Via, Alerta de Detecção de Fadiga, Regulador de velocidade adaptativo, travagem activa de urgência, alerta de transposição involuntária de via, alerta de distância de segurança, alerta de excesso de velocidade com reconhecimento de sinais de trânsito, aviso de ângulo morto, câmara de marcha-atrás, comutação automática dos faróis de máximos e ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro, lateral e Easy Park Assist (estacionamento em mãos livres).
O novo Grand Scénic será proposto com cinco motores diesel, entre eles uma oferta diesel electrificada, denominada de Hybrid Assist. Esta solução é composta pela utilização de um gerador eléctrico, associado a uma bateria de 48v, que recupera a energia nas fases de desaceleração, estando o motor eléctrico preparado para auxiliar o motor de combustão nas fases de aceleração. Ambos os modelos chegarão ao mercado até ao final do ano de 2016.