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Mazda 3 1.5 Skyactiv-G Evolve HS Navi

Depois de uma época atribulada em que esteve ligada ao grupo Ford, a Mazda parece ter renascido das cinzas com a introdução do programa Skyactiv, que transformou por completo a orientação da marca. Depois do CX5 e do novo Mazda 6, chega-nos a vez do Mazda 3 chegar à sua terceira geração e sofrer uma verdadeira transformação. Utilizando a linguagem de estilo Kodo, o novo Mazda 3 é bem mais agradável que a geração anterior, com uma frente muito agressiva onde predomina a grelha e os faróis rasgados com LED para as luzes diurnas, acabando numa traseira simples mas muito agradável, com os farolins traseiros a receberem também LED para uma iluminação mais eficaz e uniforme.

Mas o programa Skyactiv não se fica apenas pelo design, também implica um reforço da estrutura, novos motores e caixas de velocidade, tudo em prol da eficiência e prazer de condução. Infelizmente, neste campo o Mazda 3 falha redondamente visto só estar disponível com a motorização Skyactiv-G de 1.5 a gasolina com 100cv. À primeira vista esta poderia ser uma motorização interessante, capaz de oferecer um desempenho adequado e bons consumos (visto que utiliza os sistemas i-Stop e i-Loop de regeneração de energia), mas na realidade os consumos medidos estão longe dos anunciados e o seu desempenho está longe de impressionar, obrigando o condutor a ter que manter o motor acima das 4000 rpm para poder ter alguma força disponível.

Entrando dentro do Mazda 3 somos surpreendidos com o melhor interior da marca, por dispor de uma qualidade de construção elevada e excelente ergonomia, com tudo colocado no sítio certo. Só é pena as portas terem uma pequena bolsa onde só cabe uma garrafa de água. O painel de instrumentos é muito agradável com um velocímetro analógico central e dois ecrãs de lado para as restantes funções, e um ecrã táctil de 7 polegadas colocado no topo da consola central (à semelhança de um Audi A3), que diga-se de passagem, ficou melhor enquadrado que o sistema usado no Mazda6 e CX5. Este ecrã pode ser igualmente manobrado utilizando um comando rotativo e inclinável (semelhante ao iDrive da BMW) que permite navegar sobre os agradáveis menus deste sistema de infoentretenimento.

A navegação, um extra de €400, pode utilizar os dados do seu Smartphone para permitir aceder a informações de trânsito em tempo real, mas foi com o MZD Connect que ficámos surpreendidos, devido à possibilidade de aceder a aplicações que tiram partido da ligação à Internet, como acesso a publicações no Twitter e Facebook, estações de rádio online, entre outras.

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[toggles behavior=”toggle”] [toggle title=”Ficha Técnica”]

MotorPrestações
TipoQuatro cilindros em linhaVelocidade Máxima182 km/h
Capacidade1496 ccAceleração (0-100 km/h)10,8 s
Potência (combinada)100 cv (6000 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário (combinada)105 Nm (4000 rpm)Cidade (anunciado)6,5
TransmissãoEstrada (anunciado)4,3
TracçãoDianteiraMédia (anunciada)5,1
CaixaManual de 6 velocidadesEmissões Co2119 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.)4,46 / 1,45 / 1,79 mValor base€18 200
Peso1190 KgValor viatura testada€22 650
Bagageira350 / 1350 litrosI.U.C.€131.40

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