Decorreu na zona de Rio Maior, numa pista que a Yamaha utiliza para o seu Troféu, a apresentação nacional do novo YXZ1000R SS, um modelo SxS (Side-by-Side) radical que traz, pela primeira vez, tecnologia controlada por computador dos automóveis de competição para a categoria ROV. Ao seu visual super agressivo e radical, junta-se uma eficaz caixa de velocidades sequencial manual, acompanhada por um sistema de patilhas selectoras de competição, que utiliza o sofisticado sistema electrónico de controlo de embraiagem Yamaha (YCC-S).
Este sistema, que recorre a patilhas duplas colocadas junto à coluna de direcção, permite tirar melhor partido da motorização 998 cc de três cilindros, estando o mesmo acompanhado de um eficaz sistema de tracção que pode ser comandado por um selector On-Command, que permite escolher entre usar duas rodas motrizes, quatro rodas motrizes ou quatro rodas motrizes com bloqueio do diferencial.
A suspensão, nos modelos de topo (YXZ1000R SS SE e YXZ1000R SE) utilizam os novos amortecedores FOX Podium X2 com Bypass interno, que garante maior controlo e tracção em diferentes tipos de terreno. Estes amortecedores permitem ajuste completo da compressão a alta e baixa velocidade, bem como da recuperação a alta e baixa velocidade, estando os comandos de afinação colocados na parte superior da unidade.
Para demonstrar todo o potencial deste modelo, a Yamaha resolveu convidar diversos convidados especiais, como os piloto de velocidade Manuel Gião, Pedro Grancha, ex-campeão nacional de Todo-o-Terreno, e Inês Ponte que recentemente se sagrou campeã nacional de ralis ao lado de José Pedro Fontes. O evento contou ainda com a presença, não só de jornalistas da especialidade, como do humorista Nilton e o ex-futebolista João Manuel Pinto.