É frequente as marcas lançarem edições especiais, como forma de tornarem os modelos ainda mais apelativos, com a introdução de uma lista de equipamento mais vasta por um preço mais acessível. Desta vez coube ao irreverente Nissan Juke receber a edição N-Connecta, que se distingue por oferecer mais extras às duas motorizações de entrada, o 1.2 DIG-T a gasolina de 115 cavalos, e o sobejamente conhecido 1.5 dCi, de origem Renault, aqui testado na sua versão de 110 cavalos de potência.
Face às versões base, esta edição N-Connecta destaca-se por oferecer items como as jantes de liga leve de 17 polegadas, espelhos retrovisores exteriores reguláveis electricamente aquecidos e na cor da carroçaria manípulos à cor da carroçaria, vidros traseiros escurecidos, ponteira de escape em inox, luzes diurnas em LED e faróis de nevoeiro. Porém, e por se tratar de um Juke, que permite ser fortemente personalizado, a Nissan Portugal decidiu configurar este modelo do parque de imprensa com alguns elementos que permitiram torná-lo menos discreto.
Estamos a falar da combinação da forte pintura exterior Ink Blue metalizada com elementos como aros para faróis, embelezador inferior do pára-choques dianteiro e traseiro e capas dos espelhos retrovisores em branco (London White), criando assim um contraste original. Como se não bastasse, nem mesmo as jantes escaparam à personalização, sendo os modelos utilizados as jantes de 18 polegadas, também elas com aplicações em London White, estando estas equipadas com pneus Continental ContiSportContact 5, nas medidas 225/45 R18.
No interior a personalização já não foi tão forte mas, verdade seja dita, neste campo o Juke pouco mais precisa para se destacar. Este é um dos elementos que continua a ditar o sucesso do modelo, pois ou se adora, ou se odeia. Felizmente o meu caso é o primeiro, razão pelo qual adoro este interior, especialmente com este Pack Interior Fabric com revestimento da consola central e acabamentos das portas em branco. Em termos de utilização, reconheço que, embora seja atraente, este interior peca pela falta de espaços para arrumação, como acontece com o seu principal rival, o Renault Captur.
Destaque para a aplicação do ar condicionado automático, que partilha o painel e os comandos com o sistema de controlo de modo de condução, e o agradável sistema de infoentretenimento NissanConnect, com ecrã táctil de 5.8 polegadas, navegação 3D, sistema de som com suporte para CD, MP3 (por Bluetooth, Aux e USB) e câmara traseira. Infelizmente, embora o sistema seja bastante completo, merecia um sistema de som mais completo, como o utilizado pelas versões Tekna, com seis colunas, mesmo que fosse enquanto opcional.
Em termos de motorização, o conhecido bloco 1.5 dCi a gasóleo, de origem Renault, continua a demonstrar uma capacidade surpreendente, não só em termos de andamento como em termos de consumo e fiabilidade, não fosse um dos motores mais vendidos em Portugal e na Europa, sendo igualmente usado por marcas Premium, como a Mercedes-Benz nos seus modelos de segmento compacto. Poderá, se desejar, optar pela versão 1.2 DIG-T a gasolina, que garante um funcionamento mais suave, e supreendentemente eficaz, ao mesmo tempo que lhe permitirá poupar mais de 3000 euros face ao modelo equivalente a gasóleo. Aproveite a actual campanha da Nissan, que lhe oferece 3000€ adicionais, com retoma de uma viatura.
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Ficha Técnica
Motor | Prestações | ||
Tipo | Quatro cilindros em linha | Velocidade Máxima | 175 km/h |
Capacidade | 1461 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 11,2 s |
Potência | 110 cv (4250 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 260 Nm (1750 rpm) | Urbano (anunciado) | 4,6 |
Transmissão | Extra-urbano (anunciado) | 3,9 | |
Tracção | Dianteira | Combinado (anunciada) | 4,1 |
Caixa | Manual de 6 velocidades | Emissões CO2 | 104 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.) | 4135 / 1765 / 1565 mm | Valor base | €24 780 (€21 780 c/retoma) |
Peso | 1770 kg | Valor viatura testada | €25 821 |
Bagageira | 354 / 1187 litros | I.U.C. | €143.17 |