Lançado originalmente em 2004, o pequeno Kia Picanto chega-nos agora à sua terceira geração, num modelo que prima pela excelente oferta em termos de equipamento, conforto, espaço a bordo e qualidade de construção, invulgar para o segmento para o qual se dirige, ao qual se junta o argumento de peso que a Kia dispõe no nosso mercado, os 7 anos de garantia ou 150 mil quilómetros em todos os seus modelos.
É certo que os rivais são cada vez mais e mais fortes, mas a Kia não se assusta, e arrisca mesmo em lançar uma nova geração do Picanto sem um dos mais fortes argumentos para os mercados do sul da Europa, o abandono da motorização a GPL. Felizmente as novas motorizações estão mais eficazes, e espera-se a chegada da nova motorização 1.0 T-GCI de 100 cavalos.
Para conhecermos o novo Picanto, experimentámos aquela que será, estima-se, a versão mais vendida em Portugal, com o nível de equipamento intermédio EX e motorização 1.0 MPI de três cilindros a gasolina com 67 cavalos de potência. Esta motorização revelou estar perfeitamente adequada para as dimensões e peso do novo Picanto (menos 21 kg que o anterior), embora revele as suas limitações em termos de poder de aceleração.
Felizmente a Kia conseguiu melhorar o funcionamento desta motorização, sendo esta mais eficaz (a marca anuncia 4,4 l/100km), e significativamente mais silenciosa. É claro que o reforço na insonorização do habitáculo contribuiu bastante para este último ponto, tornando a sua utilização bem mais agradável. Em termos de comportamento, o novo Picanto foi igualmente melhorado, tendo perdido o comportamento algo exagerado em termos de adornar da carroçaria, graças a diversas alterações em termos de suspensão.
Essas alterações estão relacionadas com o redesenhar da barra de torção, que recebe novos braços de ancoramento e ficou mais leve sem perder rigidez, bem como a barra estabilizadora dianteira, que além de ter sido reforçada, passou a estar colocada numa posição mais baixa. Estas alterações, em conjunto com o novo posicionamento do motor, mais atrás do eixo dianteiro, garantem maior agilidade.
Em termos de interiores, este é um dos pontos onde o Picanto mais melhorou, seja a nível da qualidade dos materiais usados como da construção. O espaço melhorou significativamente, graças à maior distância entre os eixos e à colocação das rodas nas extremidades da carroçaria, passando a bagageira a tornar-se na melhor do segmento, ao oferecer 255 litros de capacidade, podendo chegar aos 1010 litros através do rebatimento dos bancos traseiros (60:40).
Neste nível de equipamento EX, o Picanto conta já com algum equipamento bastante interessante, como ar condicionado manual, rádio com conectividade por Bluetooth, USB e Aux. Se desejar, poderá optar pelo Pack Navigation, que por 600 euros recebe um ecrã táctil de 7 polegadas com navegação, ideal para tirar partido da câmara traseira de estacionamento, incluída neste pacote. Igualmente como opcional existe o sistema de Travagem Autónoma de Emergência (AEB) por 450 euros, ideal para situações de emergência em ambientes urbanos.
Ficha Técnica
Motor | Prestações | ||
Tipo | Três cilindros em linha | Velocidade Máxima | 161 km/h |
Capacidade | 998 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 14,3 s |
Potência | 67 cv (5500 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 96 Nm (3500 rpm) | Urbano (anunciado) | 5,6 |
Transmissão | Extra-urbano (anunciado) | 3,7 | |
Tracção | Dianteira | Combinado (anunciada) | 4,4 |
Caixa | Manual de cinco velocidades | Emissões CO2 | 101 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.) | 3595 / 1595 / 1485 mm | Valor base | €13 220 |
Peso | 958 kg | Valor viatura testada | €13 920 |
Bagageira | 255 / 1010 litros | I.U.C. | €100.08 |
1 comentário
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Depois da publicidade feita pela imprensa internacional a favor da Kia,como a marca de motores mais fiaveis da categoria,quem vai ter medo de comprar um…..já ! Eu vou esperar pelo de 100 cavalos,mas até lá ainda troco o Rio que tenho ha 5 anos(sem problemas) por um com motor igual de 4 cilindros 84 cv.!!!!!