É certo que o Verão este ano tem estado algo irregular e um pouco tímido, mas com o recém-renovado Mégane CC, torna-se impossível não aproveitar os finais de tarde, junto à praia, para colocar os cabelos ao vento (os poucos que restam). Este modelo foi o último da família Mégane a receber a nova imagem de marca, depois da versão Berlina, Sport Tourer e Coupé o terem recebido meses atrás. Assim, não é de estranhar que este modelo tenha uma frente mais semelhante à do Renault Clio, com um novo capot, nova grelha com símbolo de grandes dimensões, novos grupos ópticos e novos para-choques, que neste caso em particular recebe as luzes diurnas LED.
Por se tratar de um modelo CC, este Mégane conta com uma capota rígida, sendo o tejadilho composto por um vidro panorâmico que garante que, mesmo com a capota fechada, o interior tenha sempre mais luz que qualquer outro modelo da gama. Demorando cerca de 25 segundos para abrir (ou fechar) a capota, rapidamente transformamos este coupé num elegante descapotável, perfeito para passeios calmos ao longo da nossa apaixonante costa.
Dizemos passeios porque embora a motorização usada, o 1.6 dCi de 130cv seja um excelente motor, que é perfeitamente capaz de imprimir um andamento mais acelerado ao Mégane CC, o chassis deste não partilha das mesmas capacidades dinâmicas que outros modelos da marca, especialmente com a capota aberta, onde se torna notório a falta de rigidez do chassis quando encontramos uma estrada de serra e tentamos acelerar o passo. Outro inconveniente de se usar a capota aberta é a redução significativa da capacidade da bagageira, que desde dos 417 litros para uns meros 211 litros, ou seja, se precisar de ir de férias, pelo menos até chegar ao destino terá que ir com a capota fechada.
Se no exterior a Renault realizou algumas mudanças bastante visíveis, no interior estas são bem mais subtis, sendo o único elemento de destaque a introdução do excelente sistema de infoentretenimento R-Link, que é de série caso opte pela versão GT-Line, como foi o caso. Equipado com quatro lugares, estes são bastante confortáveis, embora algo limitados a nível de espaço para os ocupantes atrás, não sendo recomendável dar boleia a adultos em viagens mais longas.
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Motor | Prestações | ||
Tipo | Quatro cilindros em linha Diesel | Velocidade Máxima | 205 km/h |
Capacidade | 1598 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 10,8 s |
Potência | 130 cv (4000 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 320 Nm (1750 rpm) | Urbano (anunciado) | 5,3 |
Transmissão | Extra-urbano (anunciado) | 3,9 | |
Tracção | Dianteira | Combinado (anunciada) | 4,4 |
Caixa | Manual de seis velocidades | Emissões CO2 | 115 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.) | 4485 / 1810 / 1434 mm | Valor base | €36 550 |
Peso | 1536 kg | Valor viatura testada | €36 550 |
Bagageira | 211-417 litros | I.U.C. | €141.47 |
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