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Volvo S90 D5 R-Design – Ameaça aos alemães

Apresentado como substituto do S80, a nova berlina de topo S90 é o segundo automóvel a utilizar a nova plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), tendo este sido criado para rivalizar com as berlinas alemãs que dominam o segmento, como a Audi A6, BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E.

Com quase cinco metros de comprimento, o novo S90 é visualmente imponente, visto de qualquer ângulo, mas é à frente que mais convence graças ao visual agressivo, com o uso de uma imponente grelha, e das elegantes ópticas com iluminação totalmente em LED, inspiradas nas ópticas utilizadas pelo SUV XC90.

Por se tratar de uma versão R-Design, este modelo conta com uma grelha desportiva, para-choques desportivos e umas elegantes jantes de liga leve de 18 polegadas que, curiosamente, não interferem no excelente conforto sentido a bordo, garantindo ao mesmo tempo um excelente comportamento em praticamente todas as situações.

Este resultado deve-se, não só ao sistema de tracção às quatro rodas utilizada nesta versão D5, como à solução utilizada na suspensão, com o recurso a braços triangulares duplos à frente e multibraços independentes atrás, sendo os amortecedores adaptativos (podem ser pneumáticos), sendo possível gerir o seu comportamento de acordo com o modo de condução escolhido (Eco, Normal, Dynamic e Individual).

A bordo, além do elevado conforto e espaço disponível, destaca-se o desenho claramente derivado do XC90, o recurso a materiais de elevada qualidade, a excelente posição de condução e um conjunto de soluções tecnológicas inovadoras.

Estas vão desde o painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas, passando pelo ecrã táctil de nove polegadas do sistema de infoentretenimento, colocado no centro da consola central. Igualmente em destaque estão todas as ajudas de condução que permitem tornar este Volvo S90 em um dos automóveis mais seguros a circular nas nossas estradas.

Veja-se o exemplo do sistema Pilot Assist, a interpretação da Volvo para a condução semi-autónoma, que utiliza um conjunto de sensores, radar e câmaras que conseguem ler as linhas das faixas de rodagem, mantendo assim o S90 na sua faixa, mesmo em curva, a velocidades que podem chegar aos 130 km/h.

Este sistema permite ainda manter uma distância de segurança com o veículo da frente, travando sempre que seja necessário. Por questões legais, este sistema não pode actuar durante mais do que vinte segundos, sendo necessário efectuar um pequeno impulso no volante com as mãos para que o sistema se mantenha activo, dando a entender que o condutor tem tudo sob controlo.

Em termos de motorização, estivemos perante a versão D5, a motorização diesel de topo, composta pelo mesmo bloco de quatro cilindros e 2.0 litros de capacidade, que graças à tecnologia Power Pulse, garante uma resposta imediata, mesmo a baixas rotações, debitando este de 235 cavalos de potência e 480 Nm de binário.

Pena que embora o desempenho seja excelente, a sonoridade produzida pelo mesmo esteja longe da empolgante sonoridade do antigo motor de cinco cilindros diesel da Volvo. Ainda assim, o interior dispõe de suficiente isolamento acústico para que a sonoridade deste motor o consiga incomodar, nem mesmo nas viagens mais longas, como um Lisboa-Tavira, sem pausas.

Ficha Técnica

MotorPrestações
TipoQuatro cilindros em LinhaVelocidade Máxima240 km/h
Capacidade1969 ccAceleração (0-100 km/h)7,0 s
Potência235 cv (4000 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário480 Nm (1750 rpm)Cidade (anunciado)5,4
TransmissãoEstrada (anunciado)4,3
TracçãoÀ quatro rodasMédia (anunciada)4,8
CaixaAutomática de oito velocidadesEmissões Co2127 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.)4963 / 1443 / 1879 mmValor base€63 937
Peso1676 KgValor viatura testada€80 534
Bagageira500 litrosI.U.C.€252.47