Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Alfa Romeo inicia encomendas do Stelvio Quadrifoglio

A Alfa Romeo acaba de iniciar o período de encomenda do novo Stelvio Quadrifoglio, o primeiro SUV a ostentar o símbolo “Quadrifoglio”. Com preço de tabela a partir de 115.000 euros, o novo modelo da Alfa Romeo é detentor de diversos recordes na sua categoria, representando o novo ponto de referência no segmento dos SUV compactos premium, como o facto de ser o actual detentor do título de “SUV mais rápido em pista”, ao conquistado o mítico circuito de Nürburgring com um tempo recorde de 7 minutos, 51 segundos e 7 décimos.

À semelhança do Alfa Romeo Giulia, o Stelvio Quadrifoglio vem equipado com o exclusivo motor 2.9 V6 Biturbo a gasolina, construído em alumínio e inspirado em tecnologias e competências técnicas da Ferrari, que debita 510 cv de potência máxima a 6500 rotações por minuto, bem como 600 Nm de binário máximo entre as 2500 e as 5000 rpm. Acoplado à caixa automática de oito velocidades com regulação específica, permite efectuar mudanças em apenas 150 milésimos de segundo, quando activado o modo de condução Race. Esta combinação permite atingir os 100 km/h em apenas 3,8 segundos, e uma velocidade máxima de 283 km/h.

Porém, ao contrário do Giulia, o motor 2.9 V6 Biturbo usado no Stelvio Quadrifoglio está associado ao inovador sistema de tracção integral Q4. Este sistema permite, em normais condições, transferir 100% do binário para o eixo traseiro. Com a aproximação do limite de aderência das rodas, o sistema transmite, em tempo real, até 50% do binário motor para o eixo dianteiro através de uma caixa de transferência. A este sistema junta-se o eficaz Alfa Chassis Domain Control (CDC) e Vectorização Activa de Binário, sendo este último gerido por um diferencial electrónico de dupla embraiagem no eixo dianteiro, que permite assim controlar separadamente o binário para cada roda.

Com um peso de 1830 kg, o Stelvio Quadrifoglio consegue oferecer a melhor relação peso/potência da categoria, com 3,6 kg/cv, ao mesmo tempo que oferece uma excelente distribuição do peso entre os dois eixos. Para tal foi fundamental o recurso a materiais utlraleves, como fibra de carbono para elementos como o veio de transmissão, alumínio para o motor, suspensões, travões, portas, guarda-lamas, capot e porta da bagageira. Além do peso reduzido, o Stelvio Quadrifoglio utiliza outras soluções como o sistema de desactivaçãod e cilindros e função “sailing”, quando usado o modo de condução Advanced Efficiency, para garantir uma condução ainda mais eficaz.

Visualmente, para além as enormes jantes de liga leve que permitem revelar o sistema integrado de travagem IBS com os discos de carbono e cerâmica (17 kg mais leves que discos tradicionais), o Stelvio Quadrifoglio recebe elementos adicionais para o tornarem mais eficaz, como as entradas de ar laterais e no capot, pára-choques e guarda-lamas reforçados, duas duplas ponteiras de escape e difusor traseiro. No interior destaque para os bancos desportivos em pele, bem como o revestimento de diversos elementos em pele, alcantara e fibra de carbono. Destaque ainda para o novo sistema de infoentretenimento Alfa Connect 3D de 8,8 polegadas), que suporta, pela primeira vez, os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.