Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio de Itália, em Monza, à frente do seu companheiro de equipa, conseguindo assim recuperar sete pontos a Nico Rosberg, ficando agora a 22 pontos do actual líder do campeonato de pilotos.
Embora tenha começado a prova na Pole-Position, Hamilton falhou o arranque e acabou por cair para quarto lugar, tendo realizado uma recuperação consistente que lhe permitiu subir para a liderança a meio da prova, ultrapassando Rosberg na 28ª volta, quando este falhou pela segunda vez a travagem na primeira chicane.
Felipe Massa conseguiu surpreender ao conseguir o seu primeiro pódio com a Williams, e o primeiro em mais de um ano, quando ainda usava as cores da Ferrari. Após este resultado, o Mundial continua a ser liderado por Rosberg com 238 pontos, sendo seguido por Hamilton com 216 pontos e Daniel Ricciardo com 166 pontos. Para o mundial de construtores, a Mercedes continua a dominar de forma avassaladora com 454 pontos, sendo seguida pela Red Bull Renault com 272 pontos e Williams Mercedes com 177 pontos.