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Stellantis e Samsung SDI formam joint-venture para produção de baterias

A Stellantis e a Samsung SDI anunciaram hoje um acordo para criar uma joint-venture que irá produzir células e módulos de baterias, especificamente para a região da América do Norte. O início da operação está agendado para 2025 e a fábrica que será criada terá uma capacidade de produção anual inicial de 23 gigawatts/hora, que poderá ascender até aos 40 gigawatts/hora no futuro.

“Com o arranque das próximas fábricas de baterias estaremos bem posicionados para competir e, em última análise, vencer no mercado norte-americano de veículos eléctricos”, referiu Carlos Tavares, CEO da Stellantis. A nossa estratégia de trabalhar com parceiros de elevado reconhecimento aumenta a rapidez e a agilidade necessárias para conceber e construir veículos seguros, acessíveis e sustentáveis, que correspondam exactamente ao que os nossos clientes exigem. Estou grato a todas as equipas que trabalham neste investimento crítico para o nosso futuro colectivo.”

“É uma honra, para nós, construir uma joint-venture de baterias com a Stellantis, empresa que está a acelerar a sua estratégia de eletrificação nesta era de energia verde”, afirmou Young-hyun Jun, Presidente e CEO da Samsung SDI. “Com esta joint-venture de baterias, iremos fazer o nosso melhor para cumprir com os elevados padrões de qualidade dos nossos clientes no mercado norte-americano de VE, alavancando a tecnologia de baterias, os produtos de alta qualidade e as medidas de segurança da Samsung SDI.”

A Stellantis encontra-se, agora, numa fase muito adiantada no processo de garantir uma capacidade de produção anual de baterias para veículos eléctricos, abrindo caminho para o seu objectivo de realizar, até 2030, 40% das suas vendas nos EUA em veículos electrificados.

As fábricas de baterias irão satisfazer as necessidades das fábricas de montagem da Stellantis espalhadas pelos EUA, Canadá e México, visando a sua instalação em veículos eléctricos de próxima geração, desde híbridos plug-in a veículos eléctricos exclusivamente a bateria que serão vendidos sob as marcas da Stellantis.

A Stellantis planeia investir mais de 30 mil milhões de euros até 2025 na electrificação e desenvolvimento de software, ao mesmo tempo que pretende continuar a ser 30% mais eficiente do que a indústria no que diz respeito ao total dos gastos Capex e I&D versus as receitas. A localização desta nova fábrica está, actualmente, em estudo e posteriormente serão divulgadas novas informações.