Depois da Porsche, McLaren e até a Ferrari terem lançado os seus superdesportivos equipados com motorizações híbridas, chegou a vez da Lamborghini aventurar-se no mundo das motorizações híbridas, criando assim um modelo que oferece dois modos de condução, um híbrido que explora todo o potencial disponível, e um modo eléctrico, que garante uma autonomia de 50 km em modo totalmente eléctrico.
Apresentado durante o Salão de Paris, o novo Asterion LPI 910-4 foi a estrela do stand da Lamborghini durante o Salão, que embora se encontra num estado de protótipo, demonstrou seguir o legado da marca com uma carroçaria com um novo desenho, que se enquadra na perfeição com o monocasco em fibra de carbono utilizado.
Porém, a grande novidade deve-se à motorização escolhida, um V10 5.2 FSI montado longitudinalmente numa posição central traseira, estando o mesmo acompanhado por um motor eléctrico colocado entre o bloco V10 e a caixa automática de dupla embraiagem de 7 velocidades, existindo ainda dois motores eléctricos adicionais colocados no eixo dianteiro.
O motor de combustão de 10 cilindros debita 610cv de potência, que em conjunto com os três motores eléctricos (de 300cv combinados), aumentam essa potência para uns impressionantes 910cv, o suficiente para permitor ao Asterion atingor os 100km/h em apenas 3,0 segundos, e uma velocidade máxima de 320km/h. Recorrendo às baterias de iões de lítio colocadas na zona do túnel central, este Lamborghini pode andar durante 50km em modo totalmente eléctrico, recorrendo apenas aos motores eléctricos colocados no eixo dianteiro, que permitem atingir uma velocidade máxima de 125km/h.
[fancygallery id=”3″ album=”140″]