Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Mercedes apresenta projecto de camião (quase) autónomo

Mercedes

O Future Truck 2025 é um projecto da Mercedes-Benz que tem como objectivo a construção de um camião capaz de se auto-conduzir. O sistema robótico funcionará apenas em autoestrada, quando o camião estiver a viajar pelas ruas de uma cidade será o condutor a controlar a máquina.

Para que o Future Truck 2025 consiga controlar constantemente o tráfego e o terreno à sua volta para circular em modo autónomo, dispõe de uma combinação de câmaras de vídeo duplas, radar e o sistema Highway Pilot que controla permanentemente os angulos mortos do veículo e mantem as distâncias de segurança para os outros veículos.

O Future Truck 2025 também usa tecnologia de comunicação entre veículos para se manter a par da posição e velocidades dos outros utentes da estrada em relação a si próprio.

No entanto, tal como acontece quando está a circular em cidade, quando sai ou entra numa autoestrada, terá que ser o condutor a controlar o veículo.

[fancygallery id=”3″ album=”142″]

Mas quando está na autoestrada, o condutor pode dedicar-se a outras tarefas, ou descansar um pouco. O Future Truck 2025 tem acabamentos em madeira, luz ambiente, vários ecrãs sensíveis ao toque e muito espaço.

Por fora, o Future Truck 2025 tem na frente um conjunto de LED azuis que pulsam quando o veículo ultrapassa os 80 Km/h para avisar os outros condutores.

[jwplayer mediaid=”2524″]

A Mercedes espera vir a comercializar os primeiros produtos baseados nesta tecnologia daqui a 10 anos.

1 comentário

Os comentários estão fechado.