Passaram-se 40 anos desde que a BMW surpreendeu o mundo com o lançamento do 2002, um coupé histórico que ainda hoje me consegue deixar fascinado. Este é, aliás, o formato perfeito para quem gosta verdadeiramente de automóveis que têm no prazer de condução o seu principal interesse, deixando tudo o resto para segundo plano. Já tinha sentido isso quando tive oportunidade de experimentar o Série 4 (publicaremos o ensaio brevemente), mas no Série 2 tudo pareceu ganhar um toque ainda mais pessoal, devido às dimensões mais compactas e comportamento mais ágil.
Este modelo, que vem substituir o anterior Série 1 Coupé (tal como o Série 4 substituiu o Série 3 Coupé) passa a dispor de uma imagem distinta face ao Série 1 (e ainda bem), que neste caso em particular, equipado com o Pack Desportivo M (€2625), acaba por se revelar como um dos modelos mais bonitos actualmente existentes na marca. Este Pack permitiu equipar o Série 2 com pára-choques desportivos M, suspensão desportiva M (que neste caso foi substituída pela suspensão adaptável M de €801) e alguns elementos estéticos que, em conjunto com a espectacular cor Azul Estoril Metalizado (€695) o tornaram um verdadeiro “torce-pescoços” na rua.
Por dentro encontrei alguns elementos que me fizeram lembrar alguns modelos clássicos da marca da Baviera, como o novo volante desportivo M em pele. Naturalmente que também estava recheado de extras adequados aos tempos actuais, como o sistema iDrive equipado com o Pack Navegação (€2287) com o seu ecrã de 8,8 polegadas, comando Touch do iDrive e sistema de som Harman Kardon (€833) composto por 12 altifalantes e um amplificador digital de 6.1 canais e 360 Watts.
Quanto à motorização, este 218d conta com a motorização menos potente da gama, mas nem isso a torna menos interessante, pois os 143 cv e 320 Nm de binário garantem que nunca falte força para explorar com total à-vontade o excepcional chassis deste Série 2. O facto de estar equipado com a suspensão adaptativa M só o torna ainda mais eficiente, tornando-se obrigatório desligar o controlo de tracção sempre que liguei o motor para poder desfrutar de forma mais real da mecânica e do comportamento deste modelo.
O resultado é um constante sorriso na cara de quem o conduz, fruto daquilo que disse ao início, que este automóvel foi criado a pensar única e exclusivamente no prazer de condução. Económico e confortável quando é preciso (dando uso aos modos de condução, como o Eco Pro), com um chassis brilhante e uma estética que é perfeita nesta combinação com o Pack M e Azul Estoril, podem encomendar já um para mim.
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Motor | Prestações | ||
Tipo | Quatro cilindros em linha | Velocidade Máxima | 213 km/h |
Capacidade | 1995 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 8,9 s |
Potência | 143 cv (4000 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 320 Nm (1750 rpm) | Urbano (anunciado) | 5,3 |
Transmissão | Extra-urbano (anunciado) | 3,8 | |
Tracção | Traseira | Combinado (anunciada) | 4,3 |
Caixa | Manual de seis velocidades | Emissões CO2 | 119 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.) | 4432 / 1774 / 1418 mm | Valor base | €38 100 |
Peso | 1355 kg | Valor viatura testada | €51 660 |
Bagageira | 390 litros | I.U.C. | €216.37 |
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