A nova Opel Vívaro acaba de chegar ao mercado nacional com um visual mais apelativo, motorizações mais eficientes e formatos mais práticos. Esta segunda geração Vívaro, concebida em conjunto com a Renault, pretende aliar todas as funcionalidades de um competente veículo comercial ligeiro com as características de um escritório sobre rodas.
Disponível com diversas versões que tentam ir ao encontro das necessidades de quem procura um furgão médio, a Vívaro pode ser adquirida em formato de furgão fechado, combi e chassis-cabina, em várias configurações que têm a opção de dois comprimentos de carroçaria (L1: 4998 mm e L2: 5398 mm) e duas alturas de tejadilho (H1: 1971 / H2: 2465 mm). A nível da capacidade de carga, foram acrescentados 100 mm ao compartimento de carga em ambas as variantes (L1: 2500 mm e L2: 2900 mm), abrindo espaço suficiente para transportar três europaletes lado a lado. O volume de carga total das variantes de furgão fechado regista também um aumento, podendo ir de 5,2 m3 a 8,6 m3. O acesso ao compartimento de carga é facilitado pelas portas traseiras.
Para o transporte de objetos especialmente longos, a porta direita pode permanecer aberta num ângulo de 90°, podendo a outra ser fechada autonomamente. As aberturas existentes sob o banco do passageiro da frente e na antepara da cabina constituem também uma alternativa para o transporte de objetos mais compridos. A versão Combi, com porta lateral deslizante, transporta confortavelmente oito passageiros, para além do condutor, em três filas de bancos.
A nível de equipamentos, a nova Vívaro conta com a presença de sistema de entretenimento IntelliLink com ecrã táctil a cores de sete polegadas, sistema mãos-livres Bluetooth, função de áudio streaming, navegação, ar condicionado automático e sistema sem chave “Open & Start”. Para auxiliar o condutor, a Vívaro passa a usar sistema ABS com EBD (distribuição electrónica do esforço de travagem), EBA (assistência nas travagens de emergência), HSA (assistência em arranques em planos inclinados), e ESP (programa de estabilidade electrónico) dotado de controlo de tracção e sistema de atenuação de oscilações de carroçaria. Conta ainda com a presença de sistema de controlo de velocidade e limitação de velocidade, bem como de um dispositivo de ajuda ao estacionamento “Park Pilot”, graças à instalação de uma câmara traseira.
No que toca a motorizações, estão disponíveis dois motores Diesel com três níveis de potência, o 1.6 CDTI de 90 e 115cv, e o 1.6 BiTurbo CDTI, que com dois turbocompressores e dois intercoolers garante 120cv de potência e consumos de apenas 5,7 litros por cada 100km, o equivalente a 149g/km de emissões de CO2. A nova Vívaro está já disponível nos concessionários oficiais com preços que começam nos €25.090 para a versão Van, €28.230 para a versão Van de Cabine Dupla, €26.790 para a versão Combi 6L e €32.030 para a versão Combi 9L.
[fancygallery id=”1″ album=”180″]