Também a Mercedes-Benz esteve em Las Vegas, na maior feira de tecnologias do Mundo (CES 2015), com um projecto futurista que revela a ideia da Mercedes-Benz de como devem ser, num futuro próximo, os automóveis autónomos.
Designado por F 015 Luxury in Motion Concept, esta viatura apresenta-se com um formato oval, que com os seus 5220mm de comprimento, 2018mm de largura e 1524mm de altura garantem um espaço equiparável ao de uma sala de estar confortável para quatro ocupantes.
Utilizando um piso em madeira, quatro bancos individuais onde os dianteiros rodam em direcção aos lugares traseiros, e painéis nas portas inteligentes, existe ainda uma mesa ao centro, um painel de instrumentos de grandes dimensões (composto por seis ecrãs individuais que actuam sobre o toque, gestos ou movimentos oculares), todo o interior permite funcionar em conjunto com o sistema de infoentretenimento.
Embora autónomo, este F 015 permite ser conduzido de forma manual, existindo um volante que está alojado no painel de instrumentos sempre que não é utilizado. Utilizando elementos em fibra de carbono, alumínio e aço reforçado, a carroçaria desde modelo é 40% mais leve que a de um modelo de produção actual.
A motorização é composta por um sistema Plug-In Hybrid, embora o motor de combustão seja movido a hidrogénio, o que garante uma autonomia de 1100 km (200km para o sistema eléctrico e 900km pela pilha de combustível). A potência dos motores eléctricos é de 136cv (100kW), mas quando funciona em conjunto com o motor de combustão, este garante uma potência combinada de 268cv, o que garante uma aceleração de apenas 6,7s para atingir os 100km/h, e 200km/h de velocidade máxima, limitada electronicamente.
[jwplayer mediaid=”4084″]
Se tiver dificuldades em visualizar o vídeo, veja-o pelo YouTube.