Secções

Notícias

Ensaios

Ensaios

Audi A3 Cabrio 1.6 TDI Attraction – Pronto para viajar

MotorMais

O Audi A3 Cabrio é um nosso já conhecido, tendo sido um excelente companheiro de umas miniférias que realizei durante o Verão passado. Porém, por estranho que pareça, fiquei com a impressão que a motorização escolhida, o 2.0 TDI de 150cv, embora potente q.b. e relativamente económico, não se enquadrava na perfeição com o conceito ou estilo do modelo. Estranhamente a versão diesel de entrada, o novo 1.6 TDI de 110cv, enquadra-se perfeitamente.

Talvez seja porque um descapotável de quatro lugares deve ser um automóvel calmo, confortável, eficaz e capaz de proporcionar uma experiência livre de percalços, e embora o bloco TDI de dois litros tenha sido uma boa experiência, este 1.6 TDI parece combinar melhor com o propósito deste descapotável. Já lhe falei que este modelo deriva da versão Limousine do A3, que utiliza a plataforma MQB do grupo Volkswagen, e que oferece (embora limitado pela falta do tecto) de uma excelente rigidez estrutural, conferindo-lhe um bom comportamento dinâmico, mesmo com esta motorização mais limitada.

Embora estejamos no Inverno e o São Pedro nem sempre contribui com o tradicional sol de Inverno Português, basta não chover para baixar a capota em menos de 20s, levantar o obrigatório deflector de vento (extra de €375), ligar o ar quente e fazer inveja a todos os que se cruzem no seu caminho. As sensações sentidas de seguida são algo que só se entende quando se experimenta.

De resto, esta versão disponibilizada pelo importador nacional vem comprovar o excelente trabalho da Audi, que mesmo nesta versão de entrada de gama (A3 Cabrio Attraction), e com um conjunto “mínimo” de extras lhe oferece tudo o que precisa para ter o automóvel perfeito para passear com a sua cara-metade, seja ao final do dia ou aos fins-de-semana.

E, como seria de esperar, o bloco de quatro cilindros 1.6 TDI de 110cv associado à eficaz caixa manual de seis velocidades garantem um andamento ideal para este modelo, sempre com uma rápida resposta, longe das hesitações das primeiras versões deste bloco do grupo VW, e sempre com a garantia de baixas médias de consumo, como que a convidar para passeios que se tornam em inesperadas viagens. Se tiver azar com a chuva, nada que a excelente capota de tecido com reforço acústico (extra de €295) não possa resolver, dando-lhe a impressão de estar no Audi A3 Limousine, com bastante espaço e muito conforto para os quatro ocupantes.

[fancygallery id=”2″ album=”260″]

[toggles behavior=”toggle”] [toggle title=”Ficha Técnica”]

MotorPrestações
TipoQuatro cilindros em linhaVelocidade Máxima200 km/h
Capacidade1598 ccAceleração (0-100 km/h)11,4 s
Potência110 cv (3200 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário250 Nm (1750 rpm)Urbano (anunciado)4,7
TransmissãoExtra-urbano (anunciado)3,5
TracçãoDianteiraCombinado (anunciada)3,9
CaixaManual de seis velocidadesEmissões CO2104 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.)4421 / 1793 / 1409 mmValor base€38 250
Peso1495 kgValor viatura testada€43 445
Bagageira320 litrosI.U.C.€141.47

[/toggle] [/toggles]