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Renault Twingo 0.9 TCe 90 Sport – Novo rei na cidade

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Quando lançado em 1993, o Renault Twingo tornou-se instantaneamente um ícone para os condutores mais novos, por oferecer num chassis compacto um design original e irreverente, um interior apelativo, funcional e “prático”, tendo os bancos traseiros rebatíveis sido, muito provavelmente, responsáveis pelo nascimento de muitos jovens com menos de 20 anos… Bom, adiante.

Actualmente o Renault Twingo acaba de chegar à sua terceira geração, tendo este novo modelo sido desenvolvido em conjunto com a Daimler, partilhando grande parte dos seus componentes com o novo Smart Forfour. Esta solução promete assim que o Twingo mantenha as suas qualidades típicas das anteriores gerações, ao mesmo tempo que oferece algumas novidades, como o comportamento mais desportivo graças à colocação do motor no eixo traseiro.

Esta solução obrigou a uma alteração no espaço disponível no interior, daí que embora os lugares dianteiros sejam perfeitamente suficientes para transportar dois adultos, atrás sente-se um ligeiro decréscimo do espaço disponível, algo que por sua vez é compensado pela introdução das duas portas traseiras, uma novidades no Twingo.

Esta redução de espaço foi também fundamental para permitir uma elevação do piso do habitáculo, uma vez que o compartimento inferior da carroçaria será utilizado pelo Smart Forfour eléctrico para o armazenamento de baterias. Isto, porém, permitiu elevar a colocação dos pedais, criando assim uma posição de condução mais próxima da existente em automóveis desportivos.

Esteticamente o novo Twingo é brilhante, pois consegue reunir a actual imagem de marca com uma frente que se diferencia o suficiente do Forfour para se pensar tratarem-se de modelos totalmente distintos. Atrás, a colocação das ópticas nos extremos revela alguns traços que poderão recordar bons momentos a muitos de nós, pois são inspirados no clássico Renault 5 Turbo, resultando num desenho brilhante, que confere um aspecto agradável e dinâmico, bem mais original que muitos dos utilitários que circulam nas nossas estradas.

Porém, a cereja no topo do bolo é a já referida colocação do motor (e da tracção) no eixo traseiro, algo não visto há mais de 40 anos na marca francesa, desde o tempo do R8. Porém, e tendo em conta o pouco espaço disponível, a Renault teve de pegar no seu motor mais pequeno, o 0,9 TCe de 90 cv, e rodar o motor em 49º, o que obrigou à substituição de 50% dos seus componentes.

Associado a uma caixa de cinco velocidades manual (que também está disponível nos Smart), o comportamento do novo Twingo é bastante divertido, sendo perfeito para lidar não só com todas as peripécias na cidade como fugir, de vez em quando, para o campo. Porém, é na cidade que o Twingo está à vontade, especialmente agora que a colocação do motor atrás tornou possível a colocação de uma coluna de direcção que permite virar as rodas a 45º, garantindo assim um diâmetro de viragem de apenas 8,6 metros, ou seja, numa rua de dois sentidos (sem carros estacionados) poderá realizar uma inversão de marcha com uma só manobra.

Falta apenas referir que a Renault não se esqueceu de um dos elementos mais importantes para captar um público ainda mais jovem, a colocação de um bom sistema de infoentretenimento. Com o novo Twingo estão disponíveis duas soluções, o já conhecido R-Link (instalado nesta unidade de testes) composto por um ecrã táctil de 7 polegadas, e o inovador sistema R&Go, que através de uma app disponível para Android e iOS permite usar o seu smartphone como um completo sistema de infoentretenimento ao recriar a interface do R-Link no ecrã do seu dispositivo.

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MotorPrestações
TipoTrês cilindros em linhaVelocidade Máxima165 km/h
Capacidade899 ccAceleração (0-100 km/h)10,8 s
Potência90 cv (5500 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário135 Nm (2500 rpm)Urbano (anunciado)4,9
TransmissãoExtra-urbano (anunciado)3,9
TracçãoTraseiraCombinado (anunciada)4,3
CaixaManual de cinco velocidadesEmissões CO299 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.)3595 / 1646 / 1554 mmValor base€14 460
Peso943 kgValor viatura testada€15 790
Bagageira188 – 980 litrosI.U.C.€74.70

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