A Renault levou para o Salão de Genebra uma edição muito especial do Clio, uma versão mais radical do actual Clio RS, que passou a designar-se como Clio RS 220 Trophy. Como o nome indica, este modelo diferencia-se do Clio RS “tradicional” pelas optimizações realizadas, não só a nível de chassis como ao motor, tendo o bloco de quatro cilindros de 1,6 litros turbo passado a debitar 220cv.
Além da potência, que registou um incremento de 20cv, também o binário foi aumentado para os 260Nm, muito embora exista uma gestão de motor distinta quando utilizar a quarta e quinta mudança, estando o motor, nestas ocasiões, possibilitado de debitar até 280Nm de binário. Estes aumentos só foram possíveis graças a uma optimização na gestão electrónica do motor, pela substituição do turbo por um modelo de maior dimensão, uma nova entrada de ar e um sistema de escape modificado.
Juntamente com motor, também a caixa de velocidades de dupla embraiagem EDC recebeu importantes melhorias, passando agora a engrenar as mudanças nos modos “Normal” e “Sport” cerca de 40% mais depressa, e em modo “Race” 50%. É igualmente possível realizar reduções de caixa mais cedo. O chassis também recebeu melhorias, recebendo amortecedores mais rígidos e molas revistas, que são 40% mais rígidas, sendo igualmente 20mm mais baixo à frente e 10mm atrás. Este modelo chegará ao mercado só em Junho.
[fancygallery id=”17″ album=”268″]