À semelhança do que ocorreu em Silverstone, a Porsche foi dominadora nos treinos e na qualificação, mas a estratégia ao longo das 6h em SPA ditaram que a veterana Audi voltasse a conquistar a prova, somando assim duas importantes vitórias para o campeonato de construtores.
Esse feito coube ao Audi R18 e-tron quattro #7, conduzido por Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer, que graças ao reforço aerodinâmico, conseguiu manter-se competitivo face ao poderio da frota Porsche, que continua a ser dominante em rectas graças ao poderoso motor eléctrico do sistema híbrido do 919 Hybrid.
Destaque para a quarta posição obtida por Filipe Albuquerque, com o Audi R18 e-tron quattro #9, que conseguiu terminar tão próximo do pódio mesmo utilizando a aerodinâmica antiga, que segundo Albuquerque revelou ser prejudicial em termos de velocidade de ponta, daí os tempos por volta terem sido inferiores aos dos restantes Audi.
Contudo, pior situação ocorreu com a Toyota, que não conseguiu impressionar com o TS 040 Hybrid a não obter melhor que a quinta posição, sem nunca ter demonstrado ser uma ameaça para os dominantes Audi e Porsche.
Nas categorias seguintes, a vitória coube ao Gibson 015S da Simon Dolan, demonstrando a superioridade do chassis da Gibson, tendo sido seguido pelo Ligier JS P2 da G-Drive. Nas categorias GTE, dupla vitória para a ASton Martin, com Alex MacDowall, Fernando Rees e Richie Stanaway na categoria GTE-Pro, e Pedro Lamy, Dalla Lana e Mathias Lauda a conquistarem a vitória na categoria GTE-AM.
Resultados | Piloto | Equipa | Classe | Diferença |
1º | Fässler / Lotterer / Tréluyer | Audi R18 e-tron quattro | LMP1 | 6:01’08.896 |
2º | Dumas / Jani / Lieb | Porsche 919 Hybrid | LMP1 | + 13,424s |
3º | Bernhard / Webber / Hartley | Porsche 919 Hybrid | LMP1 | + 1 volta |
4º | Albuquerque / Bonanomi / Rast | Audi R18 e-tron quattro | LMP1 | + 2 voltas |
5º | Wurz / Sarrazin / Conway | Toyota TS040 Hybrid | LMP1 | + 3 voltas |
6º | Hülkenberg / Bamber / Tandy | Porsche 919 Hybrid | LMP1 | + 3 voltas |
7º | Di Grassi / Duval / Jarvis | Audi R18 e-tron quattro | LMP1 | + 8 voltas |
8º | Davidson / Buemi | Toyota TS040 HybridDome S103 – Nissan | LMP1 | + 14 voltas |
9º | Dolan / Evans / Tincknell | Gibson 015S | LMP2 | + 15 voltas |
16º | MacDowall / Rees / Stanaway | Aston Martin Vantage V8 | GTE Pro | + 25 voltas |
24º | Dalla Lana / Lamy / Lauda | Aston Martin Vantage V8 | GTE AM | + 28 voltas |