O dia 14 de Junho ficará marcado para a história como o dia do regresso às vitórias da Porsche às míticas 24 Horas de Le Mans. Com a 17ª conquista, a Porsche consegue assim sagrar três “desconhecidos” (no mundial de resistência) ao estrelado, sendo estes Earl Bamber (Nova Zelândia), Nick Tandy (Britânico) e Nico Hülkenberg (Alemão), sendo este último o mais conhecido por participar na Fórmula 1, ao serviço da Force India.
Para tornar esta vitória ainda mais curiosa, a Porsche decidiu revelar todos os números mais relevantes que estiveram ligados com a vitória conquistada pelo 919 Hybrid #19:
– 17 – Total de vitórias da Porsche em Le Mans
– 395 – Número de voltas cumpridas ao traçado (menos 10 que o recorde de 2010)
– 5.382,82 km – Distância percorrida
– 224.2 km/h – Velocidade média do 919 Hybrid vencedor
– 320.2 km/h – Velocidade máxima, realizado por Mark Webber
– 2,22 kWh (8 megajoule) – Total de energia recuperada por volta pelo 919 Hybrid (equivale ao consumo de uma casa durante três meses)
– 120 pessoas – O número de pessoas da equipa Porsche
– 90 – Número de paragens na boxe dos três carros, uma média de 30 paragens por carro
– 26 – Número de paragens na boxe para troca de pneus e de pilotos
– 54 – Número de voltas máximas dadas pelo 919 Hybrid com o mesmo jogo de pneus
– 116 – Número de pneus gastos pelos três veículos
– 19,9 kg – Peso do conjunto pneu com jante
– 1:13,9 s – Tempo da paragem mais rápida na box com mudança de pneus e piloto
– 51,3 s – Tempo da paragem mais rápida na box com reabastecimento
– 95:36 s – Tempo total de paragens nas boxes com os três Porsches
– 1.896 litros – Total de combustível consumido pelo 919 Hybrid vencedor da prova
– 25.293 – Total de passagens de caixa realizadas pelo 919 Hybrid vencedor
– 10h 10 m – Período máximo ao volante de um Porsche, realizado por Neel Jani
– 3 kg – Peso total perdido durante a prova, por Mark Webber (de 81,2 para 78,2 kg)
– 0,85 litros – Capacidade de líquidos consumidos por piloto durante cada stint
– 1 litro – Total de óleo que cada motor recebeu durante a prova
– 4 películas – Total de películas removíveis que protegem o pára-brisas e garantem melhor visibilidade da estrada
– 25ºC – Temperatura máxima registada durante as 24h da prova, pelas 16h do dia 13
– 16ºC – Temperatura mínima registada, entre as 3 e 7h da manhã do dia 14
– 27ºC – Temperatura mais elevada no cockpit do 919 Hybrid
– 8 h – Total periodo da prova que decorreu durante a noite (entre as 21:59 e as 5:59)
– 13.5 Gigabytes – Total de dados transmitidos por cada carro para as boxes
– 4 – Número de vezes que o Safety Car entrou em pista
– 195 minutos – Total de tempo em que a prova esteve “neutralizada”
– 140 pontos – Pontuação total da Porsche no Campeonato Mundial de Resistência (FIA WEC), à frente da Audi (com 124 pontos) e Toyota (71 pontos)