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Novo Astra revelado em Lisboa

O novo Opel Astra marcou presença num evento para a imprensa nacional que decorreu no Teatro Camões, onde Pedro Lazarino, responsável máximo pelos automóveis compacto e monovolumes da Opel, revelou todas as novidades que o novo Astra irá introduzir no segmento. Responsável pelo desenvolvimento do novo Astra (bem como dos Opel Mokka e Karl), Pedro Lazarino deu continuidade à apresentação que teve como orador inicial João Falcão Neves, Director-Geral GM Portugal, que revelou a importância histórica do Astra, por se tratar da 11ª geralão do familiar compacto da marca, que teve início com o Kadett lançado em 1936 e terminou com o ainda actual Astra J, lançado em 2009.

Com um total de 24 milhões de viaturas vendidas (Astra e Kadett), o Opel Astra tem sido, desde 1991, o segundo modelo mais vendido no velho continente, tendo em 2014 sido vendidas mais de 230 mil unidades. Com a chegada do novo Astra, a Opel espera assim regressar ao pódio dos familiares compactos, recorrendo a três princípios básicos que foram fundamentais para o desenvolvimento deste novo modelo, a eficiência, conectividade e design.

Começando pela eficiência, o novo Astra destaca-se por ser mais compacto que o modelo actual (-49mm em comprimento, -26mm em altura e -23mm na distância entre eixos), sendo no entanto mais espaçoso no interior para todos os ocupantes, tendo os lugares traseiros ganho 34mm de espaço para as pernas. Além das dimensões, o novo Astra sofreu uma importante redução de peso, com menos 70kg só na carroçaria e -50kg no chassis, graças ao uso de materiais leves (como o alumínio).

Novo Astra_01

Naturalmente que esta redução tem um efeito positivo no comportamento dinâmico e nos consumos e emissões de poluentes. A esta novidade juntam-se as motorizações do novo Astra, compostas pelo 1.0 EcoTec de três cilindros a gasolina de 105cv, 1.4 Ecotec de quatro cilindros de 125 e 150cv e 1.6 EcoTec de quatro cilindros de 200cv, sendo todas estas motorizações equipadas com Turbo e Injecção Directa. Para o diesel, o Astra contará com o 1.6 CDTI, que estará disponível em três versões distintas, com 95, 110 e 136cv.

A conectividade é outro dos importantes pilares no desenvolvimento do novo Astra, algo que é facilmente reconhecido se tivermos em conta de que se trata do primeiro modelo a vir equipado com o sistema Opel OnStar, que permitirá, através de uma ligação à Internet, desfrutar de um serviço de apoio permanente, seja para uma resposta automática em caso de acidente, assistência em caso de roubo, descarregamento de instruções de navegação ou para diagnóstico remoto da viatura.

Através de uma App para Smartphone, poderá ainda aceder ao diagnóstico da viatura, bem como poderá abrir ou fechar as portas. Portugal será um dos 13 países onde este sistema estará a actuar, já a partir de Setembro, sendo totalmente gratuito durante o primeiro ano. Outra novidade com o novo Astra são os novos sistemas de infoentretenimento, que serão os primeiros do segmento a permitir uma integração alargada com as principais plataformas de Smartphones do mercado, com a integração dos sistemas Apple CarPlay e do Android Auto.

Em termos de design, o novo Astra é inspirado no Monza Concept, que leva ao extremo a importância da aerodinâmica, daí a Opel ter optado pelo uso de dimensões mais compactas e de rodas mais pequenas, daí que as 18 polegadas sejam as maiores jantes disponíveis para este modelo. Juntamente com este cuidado com o design e a aerodinâmica juntam-se outras soluções inovadoras no segmento, como os faróis IntelliLux LED, os primeiros faróis de Matriz LED do segmento, que permitirão, segundo estudos realizados pela Opel, detectar obstáculos antecipadamente em 30 a 40 metros (a 80km/h) e reduzir o tempo de reacção entre 1,3 a 1,8 segundos, o suficiente para evitar um acidente.

Outra novidade foi a evolução dos bancos ergonómicos, que foram certificados pela associação de especialistas em ergonomia AGR, contando agora com 18 modos de regulação, bem como funções de massagem, ventilação, aquecimento e regulação do apoio lateral. A nível de sistemas de assistência, encontram-se os sistemas mais evoluídos de leitura de sinais de trânsito, alerta de saída de faixa, indicador de distância, alerta de colisão iminente (com travagem activa), alerta de ângulo morto e ajuda ao estacionamento.

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