A partir de hoje, 1 de Setembro, a companhia aérea nacional TAP passa a oferecer o seu serviço de leitura a bordo (de jornais e revistas) apenas no formato digital, disponível gratuitamente em dispositivos móveis pessoais, como Smartphones e Tablets. Segundo a TAP, os jornais e revistas deverão ser descarregados antes da hora de embarque, podendo ser vistos os respetivos títulos em modo offline no smartphone, tablet ou computador. Este serviço é gratuito e está disponível através da aplicação móvel da TAP.
«O download pode ser efectuado até 72 horas antes do voo através do código da reserva e após ter efectuado o check-in, porém, se o passageiro optar por uma ou mais publicações do dia em que viaja deverá reservar o download para esse dia», explica a transportadora aérea. Até aqui, a TAP oferecia um jornal ou/e uma revista a quem passasse pelo quiosque na companhia ao pé dos balcões de check-in no Aeroporto de Lisboa. Os passageiros de primeira classe podiam escolher a leitura do dia já dentro do avião.
O novo serviço já esteve a funcionar em fase experimental, estando a partir de hoje a funcionar em pleno. Isto vai levar a que encerre o actual balcão de que falámos em cima. O número total de publicações a que o passageiro tem acesso em cada serviço de voo está dependente das condições da respectiva tarifa. Por exemplo, os passageiros TAP Executive podem descarregar até sete jornais e/ou revistas. Depois, e conforme vai descendo na classe tem acesso a menos: 3, 2 e 1 para os passageiros Plus, Classic e Discount, respectivamente.
Os Clientes Victoria Silver podem, em qualquer circunstância, fazer o download de três títulos e os Clientes Victoria Gold, sete. Se for um Cliente Corporate ou detentor de um cartão TAP AMEX Platinum terá acesso a sete títulos (excepto se viajar em tap|discount, onde se aplicam as regras da tarifa). A oferta de jornais ou revistas físicos só se manterá, a partir de 1 de Setembro, no Lounge e na Classe Executiva de Longo Curso.
Poderá descarregar a App TAP Portugal para iOS (iPod Touch e iPhone), iPad, Android, Windows e Windows Phone.